EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS: UMA ANÁLISE DE COMO À© TRABALHADA A QUESTÃO AMBIENTAL NAS REDES PÀºBLICAS DE ENSINO NO MUNICÀ­PIO DE CATAL�O (GO)

Autores

  • Amanda Pires de Mesquita
  • Estevane de Paula Pontes Mendes

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Bacia hidrográfica, Geografia., Escolas

Resumo

DIANTE DAS DEGRADA��ES DO MEIO AMBIENTE, TORNOU-SE NECESS�RIO A CONSTITUI��O DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE POSSA DESENVOLVER INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS E AMPLIAR A PR�TICA EDUCATIVA, A PARTIR DAS CONTEMPLA��ES DAS INTER-RELA��ES DO MEIO NATURAL COM O SOCIAL, AL�M DAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE. ASSIM, PROP�E-SE ESTUDAR A BACIA HIDROGR�FICA DO RIBEIR�O PIRAPITINGA EM CATAL�O (GO), ENFATIZANDO A IMPORT�NCIA DA EA NO PROCESSO DE ENSINO. TAL OBJETO CONSTITUI-SE EM QUESTÃO DE URG�NCIA SOCIAL, NA QUAL APRESENTA UMA ABORDAGEM DE EVENTOS PRÓXIMOS � REALIDADE VIVIDA PELO EDUCANDO E SUA COMUNIDADE. TEM-SE A GEOGRAFIA COMO PRINCIPAL MEIO DE CONSCIENTIZA��O, VISTO QUE A AO TER NA RELAÇÃO HOMEM-MEIO, UM DOS SEUS PRINCIPAIS TEMAS DE REFLEX�O, PODE E DEVE TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PARTE DE SUA �REA DE ATUA��O. PARA A REALIZA��O DESTE TRABALHO, FOI FEITA UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA, BACIA HIDROGR�FICA, TRABALHO DE CAMPO EM DUAS NASCENTES DO RIBEIR�O PIRAPITINGA, AL�M DE ENTREVISTAS COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA REDE PÚBLICA DO MUNIC�PIO DE CATAL�O (GO). ACREDITA-SE QUE AO PARTIR DA REALIDADE VIVENCIADA PELOS ALUNOS E COMUNIDADE, FAVORECE O INTERESSE DESSAS PESSOAS COM A EA A PARTIR DE SEUS CONHECIMENTOS PR�VIOS E SUA EXPERI�NCIA, O QUE CONTRIBUI PARA A SENSIBILIZA��O DE TODA A COMUNIDADE. NESSA PERSPECTIVA, O LUGAR EM QUE SE VIVE, OU SEJA, A REALIDADE � O PONTO DE PARTIDA PARA CHEGAR � EXPLICA��O DOS FATOS, EM QUE � POSS�VEL SAIR DA TEORIA E PARTIR PARA O CONCRETO, O REAL. DESSA FORMA, O ENSINO SÓ SER� TRANSFORMADOR NA MEDIDA EM QUE O LUGAR POSSIBILITE AO EDUCANDO ESTABELECER RELA��ES DESSE COM O MUNDO E VICE-VERSA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-06

Edição

Seção

Comunicação Oral