CONCEP�ÀΜES DE MEIO AMBIENTE, PREFER�NCIAS E REA�ÀΜES DE EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÀºBLICAS DE ANÁPOLIS-GO SOBRE OS INSETOS
Palavras-chave:
Cerrado, Educação, InsetosResumo
O PRESENTE TRABALHO ANALISA A PERCEP��O AMBIENTAL DE EDUCANDOS COM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE E AOS INSETOS. A SOCIEDADE APRESENTA DIFICULDADES NA COMPREENS�O DE CONCEITOS EM CI�NCIAS, INTENSIFICANDO A TEND�NCIA PREDATÓRIA QUE OS SERES HUMANOS POSSUEM COM O AMBIENTE, A QUAL SE EXPANDE TAMB�M PARA A FAUNA DE INSETOS. A INSTITUI��O ESCOLAR NÃO � A �NICA A DISSEMINAR O CONHECIMENTO E A FORMAR OPINI�ES, POR ISSO DEVEM SER LEVADAS EM CONSIDERA��O AS DIFEREN�AS CULTURAIS, DETERMINANTES DAS ATITUDES DOS INDIV�DUOS, BEM COMO DO EXERC�CIO DE SUSTENTAR UMA FORMA��O CONSCIENTE E SÓCIO-AMBIENTAL COERENTE. � VIS�VEL A FALTA DE PREOCUPA��O AMBIENTAL QUANDO SE CONSTATA A GRANDE DEVASTA��O DO BIOMA CERRADO. O DIAGNÓSTICO DA PERCEP��O DOS EDUCANDOS FOI REALIZADO POR MEIO DA APLICA��O DE QUESTION�RIOS A ALUNOS DE 6�º E 8�º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM ESCOLAS DO MUNIC�PIO DE ANÁPOLIS- GO. A EFETIVIDADE DO M�TODO (QUESTION�RIOS) FOI ANALISADA PELO �NDICE ALFA DE CRONBACH. PARA A ANÁLISE DOS DADOS UTILIZOU-SE OS TESTE QUI-QUADRADO E DE DISTRIBUIÇÃO P (BICAUDAL). A IMENSA FRAGMENTA��O DO CERRADO TR�S A TONA � NECESSIDADE DE PR�TICAS QUE POSSIBILITEM SENSIBILIZAR E EDUCAR OS HOMENS PARA UM EXERC�CIO DE CIDADANIA INCLUINDO O RESPEITO PARA COM OS SERES VIVOS E RECURSOS NATURAIS. OS INDIV�DUOS LEVAM CONSIGO UMA �€ŒLEITURA�€ AMBIENTAL PRÓPRIA, CONSTRU�DA NO CURSO DE SUAS VIDAS POR MEIO DE UMA FUN��O PSICOLÓGICA, QUE OS CAPACITA NA CONVERS�O DOS EST�MULOS SENSORIAIS EM EXPERI�NCIAS ORGANIZADAS E PASS�VEIS DE INDICAR ATITUDES.