O DESPERTAR DA SUSTENTABILIDADE NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Amanda Vieira Leão
  • Taynara Martins dos Santos
  • Wania Chagas Faria da Cunha

Palavras-chave:

Geografia; Sustentabilidade; Metodologias de Ensino; EnsinoAprendizagem

Resumo

O PRESENTE TRABALHO � RESULTADO DO PROJETO DE EST�GIO DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA
DID�TICA E PR�TICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA I, O QUAL TEM COMO TEMA GERAL �€ŒMETODOLOGIAS
DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA�€, E COMO ESPEC�FICO �€ŒMETODOLOGIA DE CONSTRU��O
DE PAINEL INTERATIVO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA�€. O MESMO ESTÁ
SENDO DESENVOLVIDO PELAS ALUNAS: AMANDA VIEIRA LE�O E TAYNARA MARTINS DOS SANTOS, NAS
ESCOLAS: COL�GIO ESTADUAL POLIVALENTE FREI JO�O BATISTA E COL�GIO ESTADUAL SENADOR
ONOFRE QUINAN RESPECTIVAMENTE, NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, PARA TRABALHAR O CONTE�DO
�€ŒPROBLEMAS AMBIENTAIS: COMO SER SUSTENT�VEL?�€, NO 8�º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL S�RIES
FINAIS. ESTE TER� DURA��O DE MAIO A NOVEMBRO DE 2016.
PROP�EM-SE APRESENTAR E DESENVOLVER METODOLOGIAS DE ENSINO QUE PROMOVAM
APRENDIZAGEM COM SIGNIFICADO PARA O ALUNO, ISTO �, QUE O INSTIGUE A PARTICIPAR E INTERAGIR
EM SALA DE AULA. ESSA PROPOSTA SE INSERE NO CAMPO DE ENSINO DA CI�NCIA GEOGR�FICA E
SURGIU A PARTIR DAS OBSERVA��ES FEITAS NAS ESCOLAS ONDE DESENVOLVEMOS AS ATIVIDADES DE
EST�GIO SUPERVISIONADO AO PERCEBERMOS QUE PREDOMINAM AS PR�TICAS TRADICIONAIS DE
ENSINO, PAUTADAS SOBRETUDO EM AULAS EXPOSITIVAS, AS QUAIS SÃO POUCO ATRATIVAS PARA OS
ALUNOS, QUE NÃO SE INTERESSAM PELO ESTUDO. ASSIM, DIANTE DESTA CONSTATA��O PROPOMOS
DESENVOLVER METODOLOGIAS QUE PROCUREM OU QUE LEVEM OS ALUNOS A PARTICIPAREM MAIS
ATIVAMENTE DAS AULAS AFIM DE QUE POSSAM SE INTERESSAREM PELO ESTUDO DOS TEMAS
PROPOSTOS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-08-20

Edição

Seção

Exposição de Painéis