O CURSO DE PEDAGOGIA DA TERRA: OS ALUNOS E SUAS CONCEP�ÀΜES DE MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Mà´nica Maria Lopes da Fonseca
  • Graà§a Aparecida Cicillini

Palavras-chave:

formação, educação do campo, educação ambiental

Resumo

ESSE TRABALHO ABORDA A FORMA��O DE PROFESSORES, ESPECIFICAMENTE A FORMA��O EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROPORCIONADA PELO CURSO DE PEDAGOGIA DA TERRA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFG. ESSE CURSO FOI UM CONV�NIO ENTRE A FACULDADE DE EDUCAÇÃO E O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGR�RIA (PRONERA). OPTAMOS, METODOLOGICAMENTE, PELA APLICA��O DE UM QUESTION�RIO E EM UM SEGUNDO MOMENTO TRABALHAMOS COM ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS. NOSSO OBJETIVO FOI TRA�AR UM PERFIL DESSE GRUPO, ASSIM COMO COMPREENDER AS CONCEP��ES DE MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRESENTES NO MESMO. ANALISANDO AS CONCEP��ES DE MEIO AMBIENTE CONSTATAMOS UM AVAN�O, POIS BOA PARTE DOS ALUNOS ENTENDEM O MEIO AMBIENTE COMO LUGAR PARA SE VIVER, PARA CONHECER, PARA PLANEJAR, PARA CUIDAR. E TAMB�M, BOA PARTE ENTENDE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROCESSO DE CONSCIENTIZA��O, REEDUCA��O. � IMPORTANTE RESSALTAR QUE EM MUITOS DISCURSOS H� AINDA A CONCEP��O DE AMBIENTE NA QUAL O HUMANO SE ENCONTRA APARTADO DA NATUREZA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-08-20

Edição

Seção

Educação Ambiental