JOGO DIDÁTICO COMO RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DO CONTE�DO DE COMPETIÇO EM ECOLOGIA NA DISCIPLINA DE CI�NCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Ensino Fundamental; Ecologia; Jogos; CiênciaResumo
� POSS�VEL PERCEBER AS DIFICULDADES DE ALUNOS E PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM
EM ALGUNS CONTE�DOS NA DISCIPLINA DE CI�NCIAS. PARA AMENIZAR AS PROBLEMÁTICAS DESTE
PROCESSO � POSS�VEL FAZER O USO DE MATERIAIS DID�TICOS QUE SE MOSTRAM COMO UMA FERRAMENTA MUITO
IMPORTANTE E VI�VEL ALTERNATIVA QUE AUXILIAM NA CONSTRU��O DO CONHECIMENTO DO ALUNO. A PROPOSTA
DESTE PRESENTE ESTUDO SE D� NA ELABORA��O DE UM JOGO DE ECOLOGIA, QUE IR� ABORDAR ESPECIFICAMENTE O
MECANISMO DE COMPETI��O, PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL; CONFEC��O DO MATERIAL; AVALIA��O DA
SUA USABILIDADE POR MEIO DA APLICA��O DO JOGO COM UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA
REDE PÚBLICA E PRIVADA; E ALTERA��ES NO PROTÓTIPO ORIGINAL COM BASE NA AVALIA��O DE SUA USABILIDADE. O
JOGO FOI ELABORADO COM BASE NA LITERATURA SOBRE JOGOS L�DICOS COMO FACILITADOR DE ENSINO E AO
CONTE�DO ESPEC�FICO DE ECOLOGIA E COMPETI��O. OS ALUNOS COMPREENDERAM O TEMA ABORDADO,
CORROBORANDO A HIPÓTESE DE QUE ATIVIDADES L�DICAS FAVORECEM O APRENDIZADO. PORÉM, AO FAZER A
APRESENTA��O DO MATERIAL DIDÁTICO SE PERCEBEU A NECESSIDADE DE UMA CONTEXTUALIZA��O DO CONTE�DO
ANTES DA APLICA��O DO JOGO, POIS ALGUNS ALUNOS O TINHAM VISTO DE FORMA R�PIDA E SUPERFICIAL EM SUAS
RESPECTIVAS ESCOLAS. PEQUENAS ALTERA��ES FORAM FEITAS, AFIM DE QUE A VERS�O FINAL DO JOGO FOSSE PRÓPRIA
PARA O USO EM SALAS DE AULAS POR PROFESSORES DE CI�NCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DANDO ASSIM,
OPORTUNIDADE PARA O SEU ALUNO DESENVOLVER O F�SICO, INTELECTUAL E SOCIAL, AL�M DA IMAGINA��O E
CRIATIVIDADE QUE � PRÓPRIA DA CRIAN�A; ESTES CITADOS QUE DEVEM SER ESTIMULADOS POR EDUCADORES
DIARIAMENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.