AVENIDA BRASIL: PAISAGEM, MOBILIDADE E MOBILIDADE NO ESPAÇO INTRAURBANO

Autores

  • Tiago Josà© Duarte Rà©zio

Palavras-chave:

Paisagem; Mobilidade; Pedestre; Urbano; Regional; Intraurbano.

Resumo

OS PONTOS ABORDADOS NESTE TRABALHO FOCAM NA ESCALA REGIONAL E, SOBRETUDO NA ESCALA
INTRAURBANA, OS IMPACTOS CAUSADOS POR INTERVEN��ES URBAN�STICAS, ARQUITET�NICAS E DE INFRAESTRUTURA
OCORRIDAS NA AV. BRASIL EM ANÁPOLIS, GOI�S, DESDE A D�CADA DE 1960 AT� OS DIAS ATUAIS, E COMO ESTES
IMPACTOS INTERFEREM NA DIN�MICA DA CIRCULA��O DA CIDADE E PRINCIPALMENTE NA MOBILIDADE DO PEDESTRE E
SUA RELAÇÃO COM A PAISAGEM. A AV. BRASIL ESTÁ INSERIDA NA ESCALA REGIONAL CONECTADA EM SUA EXTREMIDADE
NORTE COM A RODOVIA BR 414 E NA EXTREMIDADE SUL COM A BR 153. NA ESCALA INTRAURBANA FAZ CONEXÕES
DIRETAS E INDIRETAS COM AS PRINCIPAIS CENTRALIDADES DA CIDADE. PARA COMPREENDERMOS A IMPORT�NCIA DA
AVENIDA PARA ANÁPOLIS, PARTIREMOS DA SUA TRANSI��O DE RODOVIA BR 14 PARA AV. BRASIL NA D�CADA DE 1960,
FATO FUNDAMENTAL PARA ENTENDERMOS AS COMPLEXIDADES DA ATUAL AV. BRASIL E SUA RELAÇÃO COM A CIDADE.
PROGRESSIVAMENTE A SATURA��O DA CAPACIDADE VI�RIA DA AVENIDA ESTÁ GERANDO EVENTOS QUE REDUZEM A
EFICI�NCIA NÃO SÓ DA PRÓPRIA VIA, MAS DA CIDADE EM SEU CONJUNTO, DADA A IMPORT�NCIA DESSA ARTERIAL NO
CONTEXTO URBANO. O PRINCIPAL EIXO DE CIRCULA��O DA CIDADE � VISTO PELOS PLANEJADORES APENAS COMO UM
CORREDOR DE VE�CULOS PRINCIPALMENTE O AUTOMÓVEL PARTICULAR, GERANDO DECIS�ES E ESTRAT�GIAS QUE SE
ESGOTAM EM UM CURTO PRAZO. CLARAMENTE OS PROBLEMAS NO TECIDO URBANO V�O SE ACUMULANDO � MEDIDA
QUE O CARRO TORNA-SE O PRINCIPAL CONDICIONANTE NO DESENHO DAS CIDADES. O QUE VEMOS � O CARRO
DIRECIONANDO O PLANEJAMENTO DA CIDADE, ENQUANTO QUE AS ESTRAT�GIAS DE PLANEJAMENTO VOLTADAS AO
ESPA�O DO PEDESTRE TORNAM-SE CADA DIA MAIS INEFICAZES � MEDIDA QUE AS INTERVEN��ES DE INFRAESTRUTURA SE
ACUMULAM. 

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Publicado

2018-08-20

Edição

Seção

Conservação e Legislação Ambiental