ESTUDO DOS IMPACTOS SOCIOECONÀ”MICOS E AMBIENTAIS PARA IMPLEMENTAÇO DE UM RODOVIA
Resumo
A IMPLANTA��O DE UMA RODOVIA ESTA INTERLIGADA A DIVERSOS TIPOS DE IMPACTOS QUE PODEM SER CAUSADOS A UMA DETERMINADA REGI�O, SEJA ELE POSITIVO OU NEGATIVO, AMBIENTAL, SOCIAL OU ECON�MICO. NO MEIO SOCIOECON�MICO OS IMPACTOS EST�O LIGADOS AS ALTERA��ES NA ATIVIDADE ECON�MICA DA REGI�O POR ONDE ESTAS RODOVIAS IR�O PASSAR, ALTERANDO AS CONDI��ES DE EMPREGOS E QUALIDADE DE VIDA DA POPULA��O. PORTANTO EST�O PRESENTES OS IMPACTOS QUE GERAM OS GASES POLUENTES QUE AFETAM O ECOSSISTEMA E A VIDA DOS ANIMAIS E SERES HUMANOS. E POR FIM, O MEIO BIÓTICO, OS IMPACTOS MAIS COMUNS EST�O RELACIONADOS AO ATROPELAMENTO DE ANIMAIS NAS RODOVIAS, ACARRETANDO TAMB�M RISCO DE VIDA AO MOTORISTA. COM O INTUITO DE AMENIZAR ALGUMAS DAS CONSEQU�NCIAS, SÃO FEITOS OS ESTUDOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS (EIA) E SEU RESPECTIVO RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (RIMA), TENDO POR OBJETIVO CONTER OS IMPACTOS NEGATIVOS E MAXIMIZAR OS POSITIVOS. PARA ISSO SÃO FEITAS AS ALTERA��ES NO PROJETO DE EMPREENDIMENTO. NESTE TRABALHO IREMOS UTILIZAR DE PESQUISAS BIBLIOGR�FICAS E QUALITATIVAS, PARA APRESENTAR AS CLASSIFICA��ES DAS RODOVIAS, ANALISAR OS IMPACTOS SOCIOECON�MICOS, RELATAR OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS, EXPOR OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DEVIDO A IMPLANTA��O DAS RODOVIAS E FAZER UM ESTUDO DE CASO ANALISANDO O EIA E RIMA. AO ESCOLHER O MODAL MAIS VI�VEL � NADA MAIS QUE DEFINIR O PRINCIPAL MEIO DE TRANSPORTE DE PESSOAS, PRODUTOS E/OU ANIMAIS. EXISTEM 5 MODAIS DE TRANSPORTE QUE PODEMOS MENCIONAR:  HIDROVI�RIO, RODOVI�RIO, AEROVI�RIO, FERROVI�RIO E DUTOVI�RIO. O QUE AVALIA O MODAL MAIS APROPRIADO PARA UTILIZA��O � O CUSTO-BENEF�CIO, CARACTER�STICAS DO OBJETIVO E A DISPONIBILIDADE DE ACESSO AO MODAL NA REGI�O. A EMPRESA QUE TEM O OBJETIVO DE REGER A IMPLANTA��O DE INFRAESTRUTURA DO SISTEMA DE VIAS FEDERAIS, ORGANIZANDO OS PROJETOS, OPERA��O NA EXECU��O, MANUTEN��O, RESTAURA��O, ADEQUA��O OU AMPLIA��O DAS VIAS OU SEUS TERMINAIS E CHAMADO DE DNIT. APÓS A ELABORA��O DO EIA E FEITO O RIMA QUE TEM COMO OBJETIVO TRANSMITIR OS PONTOS IMPORTANTES DO ESTUDO. COMO PARTE DE ESTUDO UTILIZAMOS UM TRECHO DA BR-153 QUE SE LOCALIZA ENTRE PORANGATU A ANÁPOLIS, E CONT�M EM TORNO DE 445 QUIL�METROS, ANALISANDO O EIA E RIMA DESENVOLVIDO EM FEVEREIRO/2009. A CONSTRU��O DA RODOVIA CONHECIDA TAMB�M PELO NOME BERNADO SAY�O, ACOMPANHOU O TRA�ADO DE UMA ESTRADA ANTIGA E PREC�RIA QUE SAIA DE ANÁPOLIS AT� PORANGATU, TRANSFORMANDO A REGI�O QUE ERA CARACTERIZADA PELAS ATIVIDADES RURAIS DE SUBSIST�NCIA, CRIANDO E AUMENTANDO O FLUXO COMERCIAL ENTRE ESTAS LOCALIDADES E ANÁPOLIS. EM S�NTESE, O TRECHO EM ESTUDO, LEVANDO EM CONSIDERA��O O PONTO DE VISTA SOCIOECON�MICO APRESENTA ALGUNS BENEF�CIOS, QUE SE DESTACAM PRINCIPALMENTE PELAS VANTAGENS QUE OCORRER�O DURANTE A FASE DE OPERA��O DA RODOVIA. MAS DEVE FICAR CLARO, QUE A VIABILIDADE AMBIENTAL DO EMPREENDIMENTO, DEPENDER� DA IMPLEMENTA��O E FISCALIZA��O DAS MEDIDAS DE CONTROLE PROPOSTAS, AS QUAIS VISAM EVITAR, MINIMIZAR, CONTROLAR E COMPENSAR OS CUSTOS AMBIENTAIS. ESSE CRIT�RIO FUNDAMENTA-SE, NA VERIFICA��O DE QUE O PROJETO PROPOSTO VEM ATENDER UM DOS SEUS PRINCIPAIS OBJETIVOS DE RESPEITO SOCIAL, QUAL SEJA O DE TORNAR O TRECHO DA RODOVIA MAIS SEGURO PARA QUEM A UTILIZA, QUE OBVIAMENTE TAMB�M � UM GRANDE BENEF�CIO AMBIENTAL.