LIDERANÇA NA CONSTRUÇO CIVIL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇO DE ALUNOS DE GRADUAÇO E ENGENHEIROS CIVIS SOBRE OS PRINCIPAIS REQUISITOS DE UM LÀDER
Resumo
COM A APROVA��O DAS NOVAS DIRETRIZES DE ENSINO PARA OS CURSOS DE ENGENHARIA PELO MINIST�RIO DA EDUCAÇÃO, SURGE A NECESSIDADE DO ENSINO E DESENVOLVIMENTO DE COMPET�NCIAS DE LIDERAN�A EM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL. COM ISSO EM MENTE, ESSE TRABALHO PROCURA SEGUIR A LINHA DE PESQUISA DE GESTÃO DE PESSOAS E LIDERAN�A. COM O PROPÓSITO DE REALIZAR UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA PERCEP��O DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL E DE ENGENHEIROS CIVIS ATUANTES SOBRE AS PRINCIPAIS COMPET�NCIAS DE LIDERAN�A. PARA ISSO FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUANTITATIVA, BASEADA EM UM QUESTION�RIO ESTRUTURADO COM UMA AMOSTRA DE 40 ENGENHEIROS ATUANTES E 70 ALUNOS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE ANÁPOLIS. PROCUROU-SE LEVANTAR UM CONTEXTO HISTÓRICO DO ESTUDO DA LIDERAN�A, DISCORRER SOBRE AS PRINCIPAIS TEORIAS, TRAZER UM CONCEITO QUE SE ADEQUASSE A TODO O REFERENCIAL TEÓRICO E EXAMINAR SUPERFICIALMENTE A PRODUÇÃO CIENTIFICA DE LIDERAN�A NO BRASIL E NO MUNDO E CRIAR UM QUESTION�RIO QUE EFICIENTE NA OBTEN��O DAS INFORMA��ES NECESS�RIAS. COM A ANÁLISE DOS DADOS SOBRE ESSAS PERCEP��ES, IDENTIFICARAM-SE ALGUMAS DEFICI�NCIAS NAS PERCEP��ES DOS ENTREVISTADOS, SE COMPARADAS COM AS RECOMENDADAS PELOS AUTORES ADOTADOS NO REFERENCIAL TEÓRICO. CONCLUIU-SE QUE OS RESPONDENTES QUE POSSU�AM MAIS DE 5 ANOS DE EXPERI�NCIA EM ENGENHARIA CIVIL POSSU�AM AS PERCEP��ES IDEAIS, PORTANTO, ENGENHEIROS CIVIS ADQUIREM COMPET�NCIAS DE LIDERAN�A ATRAV�S DA EXPERI�NCIA NO TRABALHO.