ANÁLISE EXPERIMENTAL DA INSERÇO DA BORRACHA DE PNEU INSERVÀVEL NO CONCRETO CONVENCIONAL APLICADO À€ ENGENHARIA
Resumo
ATUALMENTE, A NECESSIDADE DE AMENIZAR OS IMPACTOS CAUSADOS NA NATUREZA AO LONGO DOS ANOS TEM SE TORNADO INEVIT�VEL. A BORRACHA DE PNEU � UM DOS GRANDES PROBLEMAS POIS SUA DECOMPOSI��O � ESTIMADA EM 600 ANOS, A DESCARTABILIDADE DO PNEU DE FORMA INADEQUADA PODE  SER UM PONTENCIALIZADOR DE PROLIFERA��O DE VETORES DE DOEN�AS DEVIDO O ACUMULO DE �GUA E QUANDO INCINERADOS GERAM RISCOS � SAÚDE POIS SÃO LIBERADOS GASES TÓXICOS. OS MATERIAIS DO PNEU SEPARADOS (BORRACHA, NYLON, A�O) PODEM SER USADOS COMO MAT�RIA PRIMA EM OUTRAS UTILIZA��ES. O SETOR DA CONSTRU��O CIVIL � UM DOS GRANDES CONSUMIDORES DE RECURSOS NATURAIS. DIANTE DESSE CONTEXTO, SURGE O ESTUDO PARA VIABILIZAR O USO DA BORRACHA DO PNEU INSERV�VEL COMO PARTE DO AGREGADO NO CONCRETO CONVENCIONAL. FORAM REALIZADOS 5 TRA�OS DISTINTOS, SENDO 1 O TRA�O REFER�NCIA E 4 COM SUBSTITUI��O DE RES�DUO DE PNEU NO AGREGADO MI�DO. OS TRA�OS COM SUBSTIUI��O FORAM DEFINIDOS APÓS SEPARA��O GRANULOM�TRICA DA BORRACHA (M�DIA E FINA) E COM PORCENTAGEM DE SUBSTITUI��O DE 5% E 10% (EM VOLUME). FOI ESTUDADO E ANALISADO A COMPRESS�O AXIAL, A FLEX�O NA TRA��O, A TRABALHABILIDADE, �NDICE DE VAZIOS, ABSOR��O E MASSA ESPEC�FICA. COM OS RESULTADOS OBTIDOS FOI VERIFICADO A PERDA NA RESIST�NCIA DO CONCRETO COM A INSER��O DA BORRACHA, O QUE COMPROMETE O USO COMO CONCRETO ESTRUTURAL.