ANÁLISE SEGUNDO PADRÃO DE QUALIDADE BRT NAS OBRAS DE MOBILIDADE URBANA NA AVENIDA BRASIL NORTE, EM ANÁPOLIS/GO
Resumo
DURANTE D�CADAS O USO DE TRANSPORTE P�BLICO FOI A �NICA ALTERNATIVA DE LOCOMO��O DE GRANDE PARTE DA POPULA��O. O USO DE CARROS INDIVIDUAIS TORNOU-SE PRIVIL�GIO DOS MAIS RICOS, OS QUAIS POSSU�AM TODO SEU CONFORTO E MOBILIDADE INDEPENDENTE. COM A POPULARIZA��O DOS VE�CULOS DE PASSEIO, O TRANSPORTE COLETIVO FOI PERDENDO O INTERESSE DOS GOVERNANTES, QUE NÃO INVESTIAM MAIS NO SISTEMA, TORNANDO-SE LENTO E INEFICIENTE. HOJE, COM A PREOCUPA��O DOS GOVERNANTES EM DIMINUIR A EMISS�O DE POLUENTES, O TRANSPORTE P�BLICO VOLTA A TOMAR CONTA DAS PAUTAS DE GOVERNO, QUE TEM COMO PLANO GARANTIR UM SISTEMA DE TRANSPORTE P�BLICO DE QUALIDADE AFIM DE DIMINUIR O N�MERO DE CARROS CIRCULANDO NAS VIAS. O SISTEMA DE BRT (BUS RAPID TRANSIT) ENTRA EM CENA COMO A ALTERNATIVA MAIS ECON�MICA PARA GARANTIR A AGILIDADE E FLUIDEZ DO SISTEMA. COM SUAS VIAS EXCLUSIVAS E MAIOR CAPACIDADE DE LOTA��O ATENDE MELHOR A POPULA��O COM MAIS CONFORTO E MENOS TEMPO DE ESPERA. COM BASE NO PADR�O DE QUALIDADE BRT, NORMATIZADO POR UM COMIT� INTERNACIONAL, PODE-SE CLASSIFICAR O CORREDOR DE ANÁPOLIS/GO ENTRE AS CATEGORIAS OURO, PRATA, BRONZE OU NORMAL. NESTE TRABALHO ESTUDAREMOS OS PR�-REQUISITOS SER CLASSIFICADO COMO B�SICO, APLICANDO O ESTUDO DE CASO NO CORREDOR CONSTRU�DO NA AVENIDA BRASIL NORTE.