ANÁLISE DO IMPACTO AMBIENTAL DO MATERIAL FRESADO RESULTANTE DA RESTAURAÇO DAS RODOVIAS FEDERAIS
Palavras-chave:
Excesso de peso. Vida útil. Restauração das rodovias federais. Impactos ambientais. Material fresado.Resumo
NO PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO UM ESTUDO SOBRE A RESTAURA��O DAS RODOVIAS FEDERAIS BRASILEIRAS SENDO COMPOSTO POR UMA PESQUISA NUM�RICA QUANTITATIVA PARA A OBTEN�AO DA QUANTIDADE DE MATERIAL FRESADO PROVENIENTE DA RESTAURA��O DO PAVIMENTO FLEX�VEL O QUAL � LAN�ADO NO MEIO AMBIENTE GERANDO DANOS TANTO PARA O SOLO E RECURSOS HÍDRICOS  QUANTO PARA OS SERES VIVOS. ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO COM O OBJETIVO DE DEMONSTRAR ATRAV�S DE C�LCULOS E ESTUDOS, O POTENCIAL CONTAMINANTE DE RES�DUOS ASF�LTICOS COMPOSTOS POR HIDROCARBONETOS POLIC�CLICOS AROM�TICOS QUE SÃO POLUENTES ORG�NICOS QUE AFETAM O MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO SER HUMANO CAUSANDO C�NCER. PARA TANTO, FOI FEITO UMA PREVIS�O DA REDUÇÃO DA VIDA �TIL DO PAVIMENTO QUANDO O MESMO SOFRE UM ACRESCIMO DE CARGAS, A PARTIR DOS RESULTADOS PODE-SE COMPREENDER QUE A FALTA DE CONHECIMENTO POR PARTE DO CONDUTOR E DA TRANSPORTADORA REDUZ CONSIDERAVELMENTE A VIDA �TIL DO PAVIMENTO, FAZENDO-SE NECESS�RIO A RESTAURA��O DO MESMO. A RESTAURA��O UTILIZANDO O M�TODO DA FRESAGEM MESMO QUE BEN�FICA PODE TRAZER RISCOS AMBIENTAIS, POPULACIONAIS E DE REDUÇÃO DA VIDA �TIL DO PAVIMENTO EM 4 ANOS, QUANDO NÃO DESCARTADO DE MANEIRA ADEQUADA CONFORME DEMONSTRADO NOS C�LCULOS E O IMPACTO FINANCEIRO QUE A RESTAURA��O PODE TRAZER AOS COFRES P�BLICOS, SERVINDO COMO BASE PARA ESTUDOS FUTUROS VOLTADOS A MELHORIA DO CONTROLE DE PESO TRANSPORTADO PELOS VE�CULOS FAZENDO USO DE BALAN�AS DE CONTROLE DE PESAGEM VE�CULAR EM TODOS OS PONTOS DE TR�FEGO INTENSO E A UTILIZA��O DO MATERIAL FRESADO NA RESTAURA��O DAS RODOVIAS.