ORÇAMENTAÇO DE OBRAS RODOVIÁRIAS UTILIZANDO O NOVO SISTEMA DE CUSTOS RODOVIÁRIOS DO DNIT

Autores

  • Artur Alves de Carvalho Discente, Bacharelado em Engenharia Civil, UniEVANGà‰LICA - Centro Universitário de Anápolis
  • Thiago Ferreira Silva Discente, Bacharelado em Engenharia Civil, UniEVANGà‰LICA - Centro Universitário de Anápolis
  • Isa Lorena Silva Barbosa Professora Mestra, Bacharelado em Engenharia Civil, UniEVANGà‰LICA - Centro Universitário de Anápolis

Palavras-chave:

Orçamento de Obras Rodoviárias. Engenharia de Custos. Novo SICRO.

Resumo

O PROCESSO OR�AMENT�RIO EM OBRAS DE INFRAESTRUTURA RODOVI�RIA � UM TEMA IMPORTANTE DENTRO DA ENGENHARIA, POIS COMO SÃO OBRAS DE GRANDE PORTE E ALTOS VALORES AGREGADOS, � PRECISO TER UM BOM EMBASAMENTO TEÓRICO NA ESCOLHA DOS PAR�METROS, LOGO OS ERROS PODEM ACARRETAR CONSEQU�NCIAS MUITO IMPACTANTES, DESDE SUPERFATURAMENTOS A PREJU�ZOS AO EXECUTOR. RECENTEMENTE O DNIT LAN�OU A NOVA VERS�O DO SICRO, QUE � UMA FERRAMENTA ESSENCIAL PARA OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA �REA. O MANUAL DO SISTEMA TRAZ UMA METODOLOGIA AMPLA, VOLTADA PARA A PRECIFICA��O DOS SERVI�OS NA CONSTRU��O PESADA, ABRANGENDO A MAIORIA DAS SITUA��ES QUE POSSAM OCORRER DENTRO DESTE TIPO DE OBRA. O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI REALIZAR UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO OR�AMENT�RIO DE OBRAS DE INFRAESTRUTURA RODOVI�RIA E FAZER UMA ANÁLISE DO MANUAL DO SICRO, DESENVOLVENDO OR�AMENTO DE UM EMPREENDIMENTO QUE FOI LICITADO PELO DNIT, PARA COMPARA��O DE VALORES COM AQUELES CONSTANTES NO EDITAL DA LICITA��O. PERCEBEU-SE QUE, PARA OS CUSTOS DIRETOS DA EXECU��O DOS SERVI�OS, A DIFEREN�A FOI DE APENAS 0,05%, PORÉM, PARA OS CUSTOS INDIRETOS, A DISCREP�NCIA DE VALORES FOI GRANDE, SUPERANDO OS 300%, NO CASO DO CANTEIRO DE OBRA. TAIS DIFEREN�AS PODEM SER EXPLICADAS PELOS PAR�METROS ADOTADOS EM CADA OR�AMENTO, COMO O TIPO DE CANTEIRO E DA ADMINISTRA��O LOCAL.

Downloads

Publicado

01-07-2018