ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O CBUQ CONVENCIONAL E O CBUQ COM ADIÇO DO PÓ DE BORRACHA

Autores

  • Anngelita Sousa Silva Discente, Bacharelado em Engenharia Civil, UniEVANGà‰LICA - Centro Universitário de Anápolis
  • Vanessa Procksch Marques Discente, Bacharelado em Engenharia Civil, UniEVANGà‰LICA - Centro Universitário de Anápolis
  • Glediston Nepomuceno Costa Júnior Professor Mestre, Bacharelado em Engenharia Civil, UniEVANGà‰LICA - Centro Universitário de Anápolis

Palavras-chave:

Asfalto borracha. Asfalto convencional. Pó de borracha. Pneus.

Resumo

DEVIDO AO GRANDE N�MERO DE VE�CULOS, O BRASIL ESTÁ ENFRENTANDO DOIS GRANDES PROBLEMAS: PRIMEIRO AS M�S CONDI��ES DE GRANDE PARTE DAS RODOVIAS E EM SEGUNDO, A ENORME QUANTIDADE DE PNEUS INSERV�VEIS QUE SÃO DESCARTADOS E FICAM INUTILIZADOS. MUITOS PESQUISADORES E EMPRESAS CONSTRUTORAS DE ASFALTO EST�O � PROCURA DE NOVAS FORMAS DE AUMENTAR A RESIST�NCIA E A VIDA �TIL DAS MALHAS VI�RIAS. UMA ESTRAT�GIA QUE ESTÁ SENDO BASTANTE UTILIZADA � A INCORPORA��O DO PÓ DE BORRACHA NO LIGANTE ASF�LTICO. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPARAR O ASFALTO CONVENCIONAL COM O ASFALTO COM ADI��O DE PÓ DE BORRACHA AO LIGANTE, TANTO VIA SECA QUANTO VIA �MIDA. FOI REALIZADA UMA VISITA EM UMA CONSTRUTORA E FEITO O ACOMPANHAMENTO DE UMA USINAGEM DE CBUQ CONVENCIONAL, PARA UM MELHOR ENTENDIMENTO DE COMO � O FUNCIONAMENTO NA PR�TICA E EM GRANDE ESCALA. NO LABORATÓRIO FORAM PRODUZIDOS ENSAIOS DE GRANULOMETRIA E O ENSAIO MARSHALL, QUE COMPAROU CORPOS DE PROVA DO CAP MODIFICADO COM A BORRACHA E COM O CAP NORMAL, NAS PORCENTAGENS DE 4%; 4,5% E 5% DE COMPOSTO ASF�LTICO DE PETRÓLEO NO TRA�O, E EM SEGUIDA FORAM COMPARADOS OS RESULTADOS E ELABORADA A CONCLUS�O QUE EVIDENCIA QUE A INCORPORA��O DA BORRACHA TRAZ RESULTADOS POSITIVOS, COMO MAIOR FLEXIBILIDADE E DURABILIDADE.

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Publicado

01-07-2018