MARKETING EM INSTITUIÇO DO TERCEIRO SETOR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇO RELIGIOSA
Palavras-chave:
Marketing. Instituição Religiosa. Anápolis.Resumo
O PRESENTE ESTUDO TRATA-SE DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR AS
ESTRAT�GIAS DE MARKETING QUE FAVORE�AM A CAPTA��O DE RECURSOS EM UMA ORGANIZAÇÃO RELIGIOSA
SEM FINS LUCRATIVOS ESPECIFICAMENTE NA PARÓQUIA SANT�SSIMA TRINDADE LOCALIZADA NA DIOCESE DE
ANÁPOLIS-GO. A METODOLOGIA UTILIZADA NO PRESENTE ESTUDO FOI DE ABORDAGEM QUALITATIVA, SENDO QUE
A MESMA EMBASOU-SE APÓS A COLETA E ANÁLISE DE DADOS, SEGUINDO OS PRESSUPOSTOS DE LUDKE E
ANDR� (2008). PERANTE OS RESULTADOS ENCONTRADOS, FOI CONSTATADO QUE OS ENTREVISTADOS POSSUEM
PERCEP��O SOBRE A IMPORT�NCIA DO MARKETING PARA A PARÓQUIA, PORÉM ALGUNS QUESITOS AINDA NÃO
FORAM IMPLEMENTADOS COMO O PLANEJAMENTO ESTRAT�GICO, MAS DE ACORDO COM O P�ROCO A PARTIR DO
PRÓXIMO ANO FAR� PARTE DO MARKETING DA INSTITUI��O. CONSIDERA-SE TAMB�M QUE, O ENVOLVIMENTO
ATRAV�S DAS M�DIAS SOCIAIS � DE GRANDE IMPORT�NCIA POR PROPICIAR MELHORA NA COMUNICA��O, BEM
COMO NO CONV�VIO SOCIAL, PODENDO OFERECER AOS FI�IS UM SUPORTE ATRAV�S DESTES MEIOS, QUANTO �S
ATIVIDADES QUE EST�O E ESTAR�O SENDO DESENVOLVIDAS NA IGREJA. PARA IDENTIFICAR ESSES ASPECTOS,
FORAM UTILIZADAS ALGUMAS FERRAMENTAS METODOLÓGICAS COMO UMA ENTREVISTA PESSOAL COM OS
PARTICIPANTES DESTE ESTUDO. SENDO ASSIM OS RESULTADOS PERMITIRAM CHEGAR A UMA CONCLUS�O, E
RESPONDER � PERGUNTA PROBLEMA DESSE TRABALHO.