v. 7 n. 1 (2022): Anais do IV SEMINàRIO DO PIBID - CURSO DE PEDAGOGIA
O PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) juntamente com a CAPES, CNPQ, os quais integram ações de incentivo à carreira docente, visando proporcionar aos acadêmicos da primeira metade do curso de licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridas. Em sua 4ª edição junto ao Curso de Pedagogia da UniEVANGÉLICA, os acadêmicos envolvidos, desenvolveram projetos voltados à temática do patrimônio cultural da cidade de Anápolis, ainda que em contexto de pandemia, abrangendo muitos dos elementos históricos da cidade. Tal experiênicia por meio de aulas virtuais, trouxe à memória das crianças, alunos das escolas públicas envolvidos no projeto, espaços, objetos e cenários alusivos à sua identidade, remomemorando elementos que os constituem como cidadãos. Os relatos de experiência dos acadêmicos registram a relevância das aulas e todos os momentos vividos pelas crianças, estudantes das escolas parceiras do PIBID que, apesar de estarem confinadas em suas casas, fizeram o exercício da releitura destes elementos e passaram a valorizar ainda mais os espaços e objetos em questão, aguardando com ansiedade a ocasião oportunda para explorarem pessoalmente tais elementos. Os artigos publicados nos Anais do IV Seminário do PIBID, documentam estas vivências com registros significativos e que somaram à formação dos futuros pedagogos.