OS DESAFIOS DA FORMAÇO DOCENTE NA EDUCAÇO FINANCEIRA
Resumo
O PRESENTE RESUMO, TRATANDO-SE DE UMA MINI-REVISÃO DE DOIS ARTIGOS,ONDE PROP�E-SE A ANALISAR O PROCESSO DE FORMA��O CONTINUADA ACERCA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA (EF) OFERTADA AOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O M�TODO CONSISTIU EM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM DUAS PROFESSORAS QUE PARTICIPARAM DA FORMA��O. OS RESULTADOS EVIDENCIAM LIMITA��ES NO PROCESSO DE FORMA��O CONTINUADA, BASEANDO-SE APENAS NA DISCUSS�O DE OR�AMENTOS E NA APRESENTA��O DE LIVROS DID�TICOS E PARADID�TICOS DE EF. A �NFASE DO TRABALHO GIROU EM TORNO DO ENSINO DE CONHECIMENTOS ECON�MICO-FINANCEIROS COM ORIENTAÇÕES SOBRE COMO OBTER, USAR E POUPAR DINHEIRO. RESSALTAMOS A NECESSIDADE DE AMPLIA��O DAS DISCUSS�ES REFERENTES � EF NO �MBITO DOS PROCESSOS DE FORMA��O DE PROFESSORES, NÃO RESTRINGINDO O PROCESSO A FINAN�AS PESSOAIS, MUITO MENOS DIRECIONANDO A PR�TICA DOCENTE AO ENSINO DE COMO OS ALUNOS DEVEM AGIR. A INSER��O DOS SUJEITOS NA SOCIEDADE IMPLICA, ENTRE MUITAS RESPONSABILIDADES, O DESENVOLVIMENTO DE PR�TICAS FINANCEIRAS, POIS O MODO COMO AS PESSOAS ADMINISTRAM SEUS RECURSOS, AO LONGO DA VIDA, � DETERMINADO PELOS CONHECIMENTOS QUE ESSAS ADQUIREM. PARA TANTO, OS FUTUROS CIDAD�OS PRECISAM APROPRIAR-SE DE CONCEITOS FINANCEIROS B�SICOS E, ASSIM, DESENVOLVER PR�TICAS DE BOM RELACIONAMENTO E DE VIV�NCIA RESPONS�VEL.