AVALIAÇO EM LUCKESE E PERRENOUD
Resumo
A AVALIA��O DESEMPENHA UM PAPEL FUNDAMENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL, PERMITINDO VERIFICAR E COMPREENDER O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. DIANTE DOS DESAFIOS ATUAIS NA BUSCA PELA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, OS TEÓRICOS CIPRIANO CARLOS LUCKESI E PHILIPPE PERRENOUD OFERECEM PERSPECTIVAS VALIOSAS SOBRE O PROCESSO AVALIATIVO.  ASSIM, ELEGEU-SE COMO OBJETIVO DESTE ESTUDO �€ŒDISCUTIR A TEORIA DE LUKESI E DE PERRENOUD SOBRE A AVALIA��O DA APRENDIZAGEM.�€ UMA DAS PRINCIPAIS CONTRIBUI��ES DE LUCKESI (2011) � A �NFASE NA AVALIA��O CONT�NUA E DE PERRENOUD (1988), O PROCESSO AVALIATIVO QUE VISA AO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO, OU SEJA, A AVALIA��O FORMATIVA. A ANÁLISE DE LUCKESI (2011)  E PERRENOUD (1998) SOBRE A AVALIA��O DA APRENDIZAGEM DESTACA A IMPORT�NCIA DA ABORDAGEM FORMATIVA, DA VALORIZA��O DA DIVERSIDADE E DA PARTICIPA��O DOS ALUNOS. COMPREENDER ESSAS PERSPECTIVAS EXIGE INVESTIMENTO NA FORMA��O DOS PROFESSORES E UM OLHAR CR�TICO PARA GARANTIR UM PROCESSO AVALIATIVO MAIS SIGNIFICATIVO E EFICAZ.  A PARTIR DESSE ESTUDO, CONCLUIU-SE QUE, PARA COMPREENDER OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E A DIVERSIDADE NA SALA DE AULA, � ESSENCIAL INVESTIR NA FORMA��O DOS PROFESSORES, PROPORCIONANDO-LHES FERRAMENTAS E CONHECIMENTOS PARA ADOTAR UMA POSTURA CR�TICA EM RELAÇÃO AO PROCESSO AVALIATIVO. ISSO IMPLICA EM RECONHECER A IMPORT�NCIA DA AVALIA��O COMO UMA FERRAMENTA DE CONSTRU��O DO CONHECIMENTO, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS E SUPERANDO PR�TICAS AVALIATIVAS TRADICIONAIS.