LER E BRINCAR: UM PROJETO DE EXTENSÃO NA PEDAGOGIA
Resumo
COM O OBJETIVO DE TRABALHAR O ESTIMULO A LEITURA, LITERACIA E LUDICIDADE NO COL�GIO COUTO MAGALH�ES COM ALUNOS DE 1�° ANO, FOI FORMULADO O PROJETO LER E BRINCAR COM FUNDAMENTA��O DAS DISCIPLINAS: ALFABETIZA��O: CONTE�DOS E M�TODOS; EDUCAÇÃO PARA A INCLUS�O E EDUCAÇÃO PSICOMOTORA E LUDICIDADE DO 3�º PER�ODO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIEVANG�LICA. NA INTERVEN��O FOI REALIZADO UM TEATRO COM A HISTÓRIA �´A VIDA SEM LIVROS�´ NA QUAL CONT�M OS PERSONAGENS COMO A EM�LIA DOS CONTOS DE S�TIO DO PICA PAU AMARELO; O CHAPELEIRO MALUCO, DA HISTÓRIA ALICE NO PA�S DAS MARAVILHAS; CHAPEUZINHO VERMELHO, DO TRADICIONAL CONTO INFANTIL, AL�M DE UMA CRIAN�A E SUA M�E. CADA PARTICIPANTE DO GRUPO DE ACAD�MICAS INTERPRETOU UM PERSONAGEM E OS ALUNOS SE MOSTRARAM INTERESSADOS PELA HISTÓRIA SENDO SENSIBILIZADOS QUANTO � LEITURA E A POSS�VEL EXTIN��O DOS PERSONAGENS SE NÃO CONTINUARMOS LENDO SEUS CONTOS. A INTERVEN��O NA ESCOLA TAMB�M ENVOLVEU A REALIZA��O DE ATIVIDADES BRINCANTES PSICOMOTORAS A PARTIR DO ENREDO DA HISTÓRIA. COMPREENDEMOS QUE, CONFORME A CRIAN�A OBSERVA UMA CONTA��O DE HISTÓRIA CADA VEZ MAIS ELA SE INTERESSA PELA LEITURA, POIS, A FORMA QUE LHE � CONTADA VAI DESENCADEANDO A IMAGINA��O E O GOSTO PELA MESMA.