PROJETO DE LITERACIA: INCENTIVO  LEITURA POR MEIO DE ATIVIDADES L�DICAS
Resumo
O PRESENTE RELATO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER COMO SE DEU O PROJETO DE EXTENS�O DESENVOLVIDO PELA TURMA DO 3�º PER�ODO DO CURSO DE PEDAGOGIA. A ATIVIDADE PROVOCOU REFLEX�ES SOBRE COMO PROPORCIONAR UM AMBIENTE ESTIMULADOR PARA A LEITURA, ONDE SE � POSS�VEL ATRAV�S DE PR�TICAS L�DICAS E A LITERACIA, A ESTIMULA��O DO DESENVOLVIMENTO GLOBAL E INTEGRAL DOS ALUNOS, LEVANDO AO AUTOCONHECIMENTO E O CONHECIMENTO M�TUO ENTRE ALUNOS/ALUNOS, ALUNOS/PROFESSOR. FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BRASIL, 2017) E DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZA��O (BRASIL, 2019), CONTEMPLANDO OS CONCEITOS DE LITERACIA E LETRAMENTO POR ELAS TRATADOS. ELABORAMOS UMA ESTRAT�GIA DE ENGAJAMENTO E INTERA��O COM AS CRIAN�AS PARA QUE AS MESMAS DESENVOLVESSEM A RELAÇÃO COM A LEITURA E ENTENDESSEM SUA IMPORT�NCIA. ESTE TRABALHO FOI DIVIDO EM 3 ETAPAS: ESTUDO E ELABORA��O DO PROJETO DE INTERVEN��O, CONTATO COM A INSTITUI��O, ANÁLISE DOS ALUNOS PARA IDENTIFICAR SUAS POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES E A INTERVEN��O COM DESENVOLVIMENTO DO PROJETO L�DICO. CONCLU�MOS QUE QUANDO AS CRIAN�AS EST�O ENGAJADAS EM ATIVIDADES L�DICAS, ELAS EST�O ATIVAMENTE ENVOLVIDAS, EXPLORANDO, EXPERIMENTANDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO DE FORMA MAIS SIGNIFICATIVA.