O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO DOCENTE E DE CONSTRUÇO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL PEDAGOGO: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Camila Caetano Costa
  • Claudia Regina Major
  • Lucas Bruno Barbosa Costa
  • Marina Cadilhe Oliveira Machado
  • Nathália Gonà§alves de Oliveira

Resumo

A DISCIPLINA EST�GIO CURRICULAR � PARTE INTEGRANTE DO CURR�CULO DO CURSO DE PEDAGOGIA, AL�M DAS DIRETRIZES, RESOLU��ES E TEM COMO BASE LEGAL E NORMATIVA FUNDAMENTAL A LEI N�º 11.788/2008.O ESTUDO APRESENTA UMA REVISÃO BIBLIOGR�FICA EMBASADA EM TR�S ARTIGOS CIENT�FICOS QUE POSSUEM TEMAS SIMILARES SOBRE A PR�TICA PEDAGÓGICA NOS EST�GIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA. A PARTIR DESSA REVISÃO, DISCUTEM-SE EXPERIENCIAS MAIS RECORRENTES ENTRE OS ARTIGOS, RELACIONANDO ESTAS A TEORIA E A PR�TICA. O PRIMEIRO ARTIGO TRAZ A PR�TICA PEDAGÓGICA NO EST�GIO DO ENSINO FUNDAMENTAL, O SEGUNDO O EST�GIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA DE DUAS INSTITUIÇÕES P�BLICAS DO ESTADO DE GOI�S, UMA FEDERAL E OUTRA ESTADUAL, E O TERCEIRO ARTIGO, A VIVENCIA NO CONTEXTO DO EST�GIO SUPERVISIONADO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, CUJAS ETAPAS FORAM CONSTRU�DAS POR OBSERVA��ES E PARTICIPA��O NO CEN�RIO ESCOLAR E NA SALA DE AULA. O ESTUDO POSSIBILITOU COMPREENDER OS M�TODOS UTILIZADOS PELOS ESTAGI�RIOS, DEBATENDO QUEST�ES SOBRE OS PRINC�PIOS DE FORMA��O DE PROFESSORES, BEM COMO, AS METODOLOGIAS VISTAS E TRABALHADAS EM SALA DE AULA.

Publicado

2022-12-28