AS REPERCUSSÀ•ES DA M�SICA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM ESPECTRO AUTISTA
Resumo
TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) � UM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO, CARACTERIZADO POR DIFICULDADES DE COMUNICA��O E INTERA��O SOCIAL E PELA PRESEN�A DE COMPORTAMENTOS E/OU INTERESSES REPETITIVOS OU RESTRITOS QUE VEM MOSTRANDO UM AUMENTO CONSTANTE EM NOSSA SOCIEDADE. MUITAS SÃO AS BUSCAS DE METODOLOGIAS DE TRABALHO PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DE CRIAN�AS QUE POSSUEM TAL TRANSTORNO. NESTE SENTIDO, O PRESENTE ARTIGO TRATA A RESPEITO DA M�SICA JUNTO � CRIAN�A COM TEA TENDO COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR COMO ESTA CONTRIBUI PARA O SEU DESENVOLVIMENTO. COMO OBJETIVOS ESPEC�FICOS BUSCAMOS; DESCREVER ASPECTOS DA M�SICA NO ATENDIMENTO CL�NICO DA CRIAN�A COM TEA, COMPREENDER A INFLUÊNCIA DA M�SICA SOB O COMPORTAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CRIAN�A COM TEA, E ANALISAR AS EVID�NCIAS DESTA PARA O TRABALHO NA ESCOLA IDENTIFICANDO NA LITERATURA RELATOS SOBRE O USO DA M�SICA NO ATENDIMENTO DE CRIAN�AS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NESTE AMBIENTE. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A REVISÃO BIBLIOGR�FICA UMA VEZ QUE � POSS�VEL ENCONTRAR REGISTROS, LEVANTAMENTOS BIBLIOGR�FICOS, TEÓRICOS SOBRE O ASSUNTO. FOI POSS�VEL PERCEBER QUE A M�SICA POSSIBILITA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES NO PROCESSO DE INTERA��O PESSOAL E INTERPESSOAL DAS CRIAN�AS COM TEA. VALE CONSIDERAR QUE, QUANTO MAIS ESTUDOS E RELATOS EM RELAÇÃO A M�SICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA, MAIOR O ENCORAJAMENTO DE PROFESSORES QUANTO �S POSSIBILIDADES DESTES DESDOBRAMENTOS, POIS SÃO POSITIVOS E CONTRIBUEM PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E DESENVOLVIMENTO GERAL DA CRIAN�A COM TEA.