AS CONTRIBUIÇÀ•ES DA CONSCI�NCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE AQUISIÇO DA ESCRITA
Resumo
O PRESENTE TRABALHO ANALISA COMO A CONSCI�NCIA FONOLÓGICA PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE AQUISI��O DA ESCRITA DA CRIAN�A NO PER�ODO DE ALFABETIZA��O. DET�M COMO OBJETIVOS ESPEC�FICOS DEFINIR CONSCI�NCIA FONOLÓGICA, ANALISAR AS CONTRIBUI��ES DA CONSCI�NCIA FONOLÓGICA PARA O PROCESSO DE AQUISI��O DA ESCRITA DA CRIAN�A E COMPREENDER A APLICA��O DA CONSCI�NCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE AQUISI��O DA ESCRITA DA CRIAN�A POR PARTE DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ANÁPOLIS-GO. O ESTUDO SE BASEIA EM UMA PESQUISA QUALITATIVA, DE CUNHO BIBLIOGR�FICO, COM APLICA��O DE QUESTION�RIO A DEZ PROFESSORES ALFABETIZADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ANÁPOLIS-GO, DISTRIBU�DOS EM CINCO DIFERENTES ESCOLAS. A PESQUISA CONSTATA QUE, EM MUITOS CURSOS DE FORMA��O INICIAL, OS ACAD�MICOS RECEBEM UMA ABORDAGEM SUPERFICIAL ACERCA DO TEMA, CENTRALIZANDO-SE NOS M�TODOS DE ALFABETIZA��O. OBSERVA-SE QUE, ALGUMAS VEZES, A CONSCI�NCIA FONOLÓGICA CHEGA AO PROFESSOR COM MAIOR PROFUNDIDADE POR MEIO DE CURSOS DE FORMA��O CONTINUADA E QUE, AO TEREM ESSE CONTATO, O RECONHECEM COMO IMPORTANTE E NECESS�RIO PARA MELHORAR O PROCESSO DE AQUISI��O DA ESCRITA DA CRIAN�A. A PESQUISA MOSTRA QUE, EMBORA A DISCUSS�O ACERCA DO ASSUNTO NÃO SEJA RECENTE, AINDA H� CAR�NCIA DE CONHECIMENTO POR PARTE DOS PROFESSORES EM ATUA��O, GERANDO, AINDA EM MUITOS, INSEGURAN�A E DESCONFORTO AO SEREM INDAGADOS.