IMPLICAÇÀ•ES DO AMBIENTE FAMILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
Resumo
A APRENDIZAGEM DE UMA CRIAN�A PODE SER INFUENCIADA POR DIFERENTES FATORES, UM DELES ESTÁ RELACIONADO AOS ELEMENTOS QUE ENVOLVEM O AMBIENTE FAMILIAR. O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA ABORDAR SOBRE AS IMPLICA��ES DO AMBIENTE FAMILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIAN�A. PARA TANTO, INICIALMENTE, IDENTIFICAM-SE OS ELEMENTOS AMBIENTAIS QUE INFLUENCIAM NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE UMA CRIAN�A, LOGO DEFINE-SE O QUE SE ENTENDE COMO AMBIENTE FAMILIAR, EM SEGUIDA EVIDENCIA-SE COMO A APRENDIZAGEM DA CRIAN�A PODE SER FAVORECIDA E DIFICULTADA PELOS ASPECTOS FAMILIARES EM QUE ESTÁ INSERIDA E, FINALMENTE, ANALISA-SE O PAPEL DA ESCOLA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIAN�A DIANTE DE UM AMBIENTE FAMILIAR QUE NÃO SE MOSTRE FAVOR�VEL AO SEU DESENVOLVIMENTO. A PESQUISA QUALITATIVA FOI PAUTADA EM REVISÃO BIBLIOGR�FICA, COM BASE EM INVESTIGA��ES SOBRE O ASSUNTO EM FOCO, SEGUIDA DE COLETA DE DADOS POR MEIO DE QUESTION�RIOS APLICADOS A 7 DOCENTES DO 4�º E 5�º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNIC�PIO DE ANÁPOLIS/GO QUE TRABALHAM EM UMA ESCOLA DA PERIFERIA. O ESTUDO EVIDENCIA QUE O ACOMPANHAMENTO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFLUÊNCIA FAVORAV�LMENTE O RENDIMENTO ESCOLAR DA CRIAN�A, O CUIDADO DE UM LAR AFETIVO, EM QUE PAIS SE PREOCUPAM E PARTICIPAM DA APRENDIZAGEM DA CRIAN�A, TORNA-SE MOTIVADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, BEM COMO O DESINTERESSE, A FALTA DE COMUNICA��O E A VIOL�NCIA, GERAM CONDI��ES DESFAVORAV�IS PARA A APRENDIZAGEM.