A ALFABETIZAÇO BILÀNGUE DO ALUNO SURDO NA REDE REGULAR DE ENSINO EM ANÁPOLIS: ENTRE O CONTEXTO IDEAL E O REAL

Autores

  • Ana Clara Rodrigues de Araujo Silva
  • Ingrid Nair de Souza Silva
  • Kamilla Araujo de Paula
  • Roberta Katrine Borges dos Santos
  • Maria Cecilia Martà­nez Amaro Freitas

Resumo

A EDUCAÇÃO FORMAL DE PESSOAS SURDAS NO PA�S � PERMEADA DE DIFICULDADES E CONQUISTAS AO LONGO DOS ANOS, MAIS RECENTEMENTE, NO QUE SE REFERE � EDUCAÇÃO BIL�NGUE. O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA IDENTIFICAR OS DESAFIOS DA ALFABETIZA��O DO ALUNO SURDO NA REDE REGULAR DE ENSINO DO MUNIC�PIO DE ANÁPOLIS-GO, ENTENDENDO O CONTEXTO IDEAL E VERIFICANDO A REALIDADE EM QUE ELE SE APRESENTA. EM PRIMEIRO PLANO, DISCORREMOS SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS AT� CHEGAR � PROPOSTA BIL�NGUE, EM SEGUNDO, RESSALTAMOS AS METODOLOGIAS NECESS�RIAS PARA ALFABETIZA��O BIL�NGUE, LOGO ABORDAMOS A LEGISLA��O QUE AMPARA ESSA EDUCAÇÃO E, FINALMENTE, DESTACAMOS ALGUNS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI ATRAV�S DE PESQUISA BIBLIOGR�FICA E COLETA DE DADOS A PARTIR DE QUESTION�RIO. O ESTUDO NOS PERMITE AFIRMAR QUE O SISTEMA EDUCACIONAL PRECISA DAR SUPORTE AO ENSINO BIL�NGUE, AL�M DE MAIORES INVESTIMENTOS PARA QUE ESCOLAS BIL�NGUES SE ESTABELE�AM.

Downloads

Publicado

2022-10-14