A FORMAÇO DE LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A FORMA��O DE LEITORES HABITUAIS � UM DESAFIO CONSTANTE QUE PRECISA SER COMPREENDIDO PARA SUPERAR O BAIXO N�MERO DE LEITORES HABITUAIS NO PA�S. O PRESENTE ESTUDO EXAMINA OS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE FORMA��O DOS LEITORES NAS ESCOLAS P�BLICAS DO MUNIC�PIO DE ANÁPOLIS/GO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA TANTO, INICIALMENTE TRATA SOBRE O ATUAL CONTEXTO DOS LEITORES E A NECESSIDADE DE FORMAR SUJEITOS LEITORES, ANALISA COMO A LITERATURA INDICA QUE DEVE SER APRESENTADA A LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL � CRIAN�A, APRESENTA ESTRAT�GIAS QUE PODEM SER ADOTADAS PELAS ESCOLAS/PROFESSOR PARA FORMAR, DE FATO, SUJEITOS LEITORES E EXAMINA COMO OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL PROCEDEM PARA FORMAR LEITORES HABITUAIS. O ESTUDO QUALITATIVO, DE CUNHO BIBLIOGR�FICO, CONTOU COM A PARTICIPA��O, POR MEIO DA APLICA��O DE QUESTION�RIOS, DE DEZ PROFESSORES DO 3�º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ANÁPOLIS-GO. A PARTIR DO QUE FOI LEVANTADO, COMPREENDE-SE QUE O ESTADO PRECISA INVESTIR EM INFRAESTRUTURA E CAPACITA��O DOCENTE, BEM COMO OS PROFESSORES PRECISAM INVESTIR EM SUA AUTOFORMA��O COMO LEITORES E EM METODOLOGIAS MAIS INOVADORAS QUE SEJAM CAPAZES DE POTENCIALIZAR O H�BITO DA LEITURA PARA QUE ELE POSSA SE MANTER AO LONGO DA VIDA.