O PAPEL DO CONTATO COM A NATUREZA NO DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Educação Ambiental. Escola Especial. Dificuldades de Aprendizagem.Resumo
CONTATO COM A NATUREZA NO APRENDIZADO � UM FATOR DE GRANDE RELEV�NCIA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIAN�AS, EM ESPECIAL AQUELAS QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, VISTO QUE AO LONGO DOS ANOS, COM O AVAN�O DA MODERNIDADE E O AUMENTO DAS TECNOLOGIAS E DE ESPA�OS URBANOS A HUMANIDADE DIMINUIU A PROXIMIDADE COM OS AMBIENTES NATURAIS. NESSE CONTEXTO, ESSA PESQUISA TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO COMPREENDER A IMPORT�NCIA DO CONTATO COM A NATUREZA NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIAN�AS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, DEFININDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, IDENTIFICANDO A RELAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM O DESENVOLVIMENTO DAS CRIAN�AS ESPECIAIS E CONHECENDO AS A��ES PEDAGÓGICAS QUE PROMOVEM O CONTATO COM A NATUREZA EM UMA ESCOLA ESPECIAL DE ANÁPOLIS-GO. A METODOLOGIA UTILIZADA NESSE ESTUDO FOI BASEADA EM UMA PESQUISA QUALITATIVA, DESENVOLVIDA POR MEIO DA REVISÃO BIBLIOGR�FICA, UTILIZANDO-SE COMO APOIO E BASE DE CONTRIBUI��ES, DIVERSOS AUTORES SOBRE O ASSUNTO EM QUESTÃO VIA CONSULTA A LIVROS, ARTIGOS E DISSERTA��ES; AINDA PELA OBSERVA��O EM CAMPO E APLICA��O DE QUESTION�RIOS COM OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA UNIDADE ESCOLAR DE ATENDIMENTO ESPECIAL. PORTANTO, FOI POSS�VEL DEPREENDER DESSE TRABALHO O QU�O IMPORTANTE � O CONTATO COM A NATUREZA, O DESENVOLVIMENTO DE A��ES PEDAGÓGICAS QUE ENVOLVEM O MEIO AMBIENTE, ASSIM COMO CONHECER BENEF�CIOS E RESULTADOS POSITIVOS PROPICIADOS AOS ALUNOS ESPECIAIS, NA AMPLIA��O DE SUA CAPACIDADE F�SICA, MENTAL, EMOCIONAL E SOCIAL.