A EDUCAÇO PATRIMONIAL NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA MODALIDADE REMOTA
Palavras-chave:
Ensino de História. História Local. Educação Patrimonial. Modalidade Remota.Resumo
O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL COLOCA EM PAUTA A IMPORT�NCIA DO CONHECIMENTO DA PRÓPRIA IDENTIDADE, DO PERTENCIMENTO AO MUNDO E DE COMPREENS�O A SUA EXIST�NCIA, BEM COMO POSSIBILITA A FORMA��O DE CIDAD�OS CONSCIENTES DE SEUS DIREITOS E DEVERES E GARANTE A PRESERVA��O DA CULTURA E DA HISTÓRIA. NESTE SENTIDO, DELIMITAMOS COMO OBJETO DE ESTUDO DESTA PESQUISA, A PR�TICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA NO 5�º ANTO DO ENSINO FUNDAMENTAL, TENDO COMO FOCO A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA MODALIDADE REMOTA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021. O TEMA DESTA INVESTIGA��O SE INSERE NO CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, ESPECIFICAMENTE, NO ENSINO DE HISTÓRIA E ADOTA COMO CONCEP��O HISTORIOGR�FICA, A HISTÓRIA CULTURAL, QUE PAUTA POR NOVOS OBJETOS, NOVOS TEMAS E NOVAS FONTES DE PESQUISA. DESSE MODO, O TRABALHO TEVE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E ADOTOU COMO MEIOS DE INVESTIGA��O A PESQUISA BIBLIOGR�FICA, A ANÁLISE DOCUMENTAL E A PESQUISA-A��O. NO CONTEXTO DA PESQUISA-A��O OS DADOS FORAM PRODUZIDOS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INTERVEN��O REGISTRADOS NO PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DI�RIO DE CAMPO E RELATÓRIOS DE ATIVIDADES, OS QUAIS FORAM ANALISADOS. PORTANTO, FOI POSS�VEL DEPREENDER DESSE TRABALHO A IMPORT�NCIA DE REFLETIR, DISCUTIR, PROPOR E INOVAR AS PR�TICAS ENVOLTAS AO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL. DESSA MANEIRA, SUPERAR OS DESAFIOS PERTINENTES AO DISTANCIAMENTO ENTRE ESTUDANTES E DOCENTES PARA GARANTIR A EFETIVA��O DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO PER�ODO PAND�MICO POR MEIO DAS TECNOLOGIAS, FOI FATOR TRANSFORMADOR DAS PR�TICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA E GARANTIU A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS ESTUDANTES A CERCA DOS PATRIM�NIOS HISTÓRICOS MUNICIPAIS.