O PATRIMONIO CULTURAL NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS P�BLICAS MUNICIPAIS DE ANÁPOLIS /GO: AMBIENTE DO ENSINO REMOTO
Palavras-chave:
História local. Educação patrimonial. Ensino remoto.Resumo
NO CONTEXTO DA PANDEMIA MOTIVADA PELO COVID-19, A PARTIR DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020, INSTITUIÇÕES DE ENSINO FORAM FECHADAS NO BRASIL. COMO SOLU��O PARA DAR CONTINUIDADE AO ANO LETIVO E BUSCAR AMENIZAR OS PREJU�ZOS DE APRENDIZAGEM, AS ESCOLAS DE ENSINO B�SICO E SUPERIOR ADOTARAM O ENSINO REMOTO A PARTIR DE MAR�O DE 2020. A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ANÁPOLIS/GO RETOMOU AS AULAS NA MODALIDADE REMOTA EM 03 DE JUNHO DE 2020. NESSE PER�ODO DE RETOMADA DAS AULAS FOI DESENVOLVIDO O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIA��O � DOC�NCIA (PIBID), FINANCIADA PELA COORDENADORIA DE APERFEI�OAMENTO DE PESSOAS E N�VEL SUPERIOR (CAPES) E REALIZADO EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOI�S (UNIEVANG�LICA) E A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ANÁPOLIS/GO (SEMED). O PIBID SE INSERIU NA �REA DE CONHECIMENTO DA HISTÓRIA, FOCANDO NA HISTÓRIA LOCAL E NA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. DIANTE DO EXPOSTO, O PRESENTE ARTIGO VISA EXAMINAR CARATER�STICAS DA PR�TICA PEDAGÓGICA(ONLINE) NO ENSINO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, EM UMA TURMA DE 4�º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS/GO. PARA ISSO, CONSIDERANDO A ABORDAGEM QUALITATIVA, A METODOLOGIA USADA FOI A PESQUISA BIBLIOGR�FICA E A PESQUISA-A��O. O ESTUDO PERMITE COMPREENDER QUE A HISTÓRIA LOCAL E A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PROPORCIONAM O DESPERTAR QUANTO A IMPORT�NCIA DA PRESERVA��O E VALORIZA��O DOS PATRIM�NIOS DA HUMANIDADE, EM ESPECIAL AOS DE ANÁPOLIS AL�M DE VALORIZAR E COMPREENDER O PASSADO, COLABORAR COM A FORMA��O CR�TICA E CIDAD� DOS SUJEITOS HISTÓRICOS E PROMOVER A CONSTRU��O DA IDENTIDADE DOS ESTUDANTES POR MEIO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO LOCAL.