Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-07-26. Leia a versão mais recente.

DESENVOLVENDO O LETRAMENTO CIENTÀFICO ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS

Autores

  • Beatriz Aparecida de Carvalho Oliveira
  • Deyse Ferraz Neto
  • Julliana Rafaela Arrais
  • Lidiane Veras de Moraes
  • Maria Clemàªncia Pinheiro de Lima Ferreira

Resumo

O REFERENTE TRABALHO � UM RELATO DE EXPERI�NCIA DE UM PROJETO DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA DE PROJETOS E PR�TICAS DE A��O PEDAGÓGICA IV DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOI�S, O QUAL FOI VOLTADO PARA A IMPORT�NCIA DO ENSINO DE CI�NCIAS NA PERSPECTIVA DO M�TODO CIENT�FICO COM AS CRIAN�AS AO LONGO DOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA COMPREENS�O DE QUE ESTE GERA UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO. PARTINDO DE EXPERIMENTOS QUE TRAZEM O LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES E O QUESTIONAMENTO, FOI POSS�VEL PROPOR A VIV�NCIA DO QUE VEM A SER O LETRAMENTO CIENT�FICO NA PR�TICA ESCOLAR. DESSA FORMA, PESQUISAMOS E LEVANTAMOS UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE VOLTADA PARA O 5�° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA TRABALHAR O CICLO DA �GUA DESPERTANDO NOS ALUNOS NÃO APENAS O ENTENDIMENTO SOBRE COMO OCORRE O CICLO DA �GUA, MAS TAMB�M VALORES DE CONSCIENTIZA��O SOBRE A NECESSIDADE DA PRESERVA��O DO MEIO AMBIENTE, OS IMPACTOS E A IMPORT�NCIA DA �GUA NO NOSSO COTIDIANO, DESENVOLVENDO AINDA A PERCEP��O DE QUE ELES SÃO CAPAZES DE INTERAGIR E APRENDER COM AS SITUA��ES � SUA VOLTA, NA MEDIDA EM QUE V�O OBSERVANDO E EXPERIMENTANDO, V�O VIVENCIANDO UM CONJUNTO DE EXPERI�NCIAS, QUE FORMAM SEUS CONCEITOS, VALORES E IDEIAS.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Versões