RELATO DE EXPERI�NCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO V €“ A GESTÃO EDUCACIONAL NA EDUCAÇO INFANTIL

Autores

  • Isabel Cristina Langsdorff Souza
  • Ivaneide Felix de Lima
  • Graziela Vanessa Parreira
  • Silma de Souza Santos

Resumo

ESTE TRABALHO APRESENTA A EXPERI�NCIA VIVIDA NO EST�GIO CURRICULAR V DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIEVANG�LICA, O QUAL SE REFERE � �REA DA GESTÃO EDUCACIONAL. A REALIZA��O DO EST�GIO, TEM COMO OBJETIVOS COMPREENDER A �REA DA GESTÃO COMO UM ESPA�O DE ATUA��O DO PEDAGOGO, ANALISAR AS FUN��ES E PAPEIS DO GESTOR NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCR�TICA, BEM COMO COMPREENDER QUAL � O PAPEL SOCIAL DA INSTITUI��O E SUAS FORMAS ORGANIZATIVAS NO ATUAL CONTEXTO HISTÓRICO, CONSIDERANDO AS ESTRAT�GIAS DE COMUNICA��O E AS RELA��ES COM A COMUNIDADE. PARA REALIZA��O DESSE EST�GIO UTILIZOU-SE DA METODOLOGIA DE PESQUISA DE CAMPO ALIADA � PESQUISA BIBLIOGR�FICA E DOCUMENTAL. FORAM UTILIZADOS OS SEGUINTES RECURSOS: ENTREVISTA COM O GESTOR POR MEIO REMOTO; PARTICIPA��O EM WEBINAR E BUSCA DE DADOS COMPLEMENTARES DISPON�VEIS NA INTERNET E REDES SOCIAIS. NESTE PER�ODO DE PANDEMIA DA COVID-19 E COM AS ESCOLAS E DEMAIS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS PARCIALMENTE ABERTAS, PERCEBEMOS QUE A ATUA��O DO GESTOR EDUCACIONAL � DE GRANDE IMPORT�NCIA PARA MANTER E DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO EDUCACIONAL, UMA VEZ QUE ESTE PROFISSIONAL � CONHECEDOR DA REALIDADE DE SUA COMUNIDADE ESCOLAR E PE�A FUNDAMENTAL QUE GARANTIU AOS SEUS ALUNOS, ATRAV�S DO TRABALHO CONJUNTO DA SUA EQUIPE DE PROFESSORES, O DIREITO A CONTINUA��O DA EDUCAÇÃO MESMO COM AS AULAS DE FORMA REMOTA.  

Downloads

Publicado

2021-07-26