O ENSINO HISTÓRIA LOCAL E DA EDUCAÇO PATRIMONIAL NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O PRESENTE ESTUDO TEM COMO PROPOSTA DESCREVER DE QUE FORMA O ENSINO DE HISTÓRIA PODE CONTRIBUIR PARA O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL E DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. NESSE SENTIDO, ESTABELECEMOS COMO OBJETIVO DE PESQUISA DESCREVER A PR�TICA PEDAGÓGICA DO ENSINO DE HISTÓRIA NO 2�º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ANÁPOLIS/GO, DESTACANDO COMO CONTE�DO DE ENSINO A HISTÓRIA LOCAL E A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. O ESTUDO DA PESQUISA SE DESENVOLVEU POR MEIO DA ABORDAGEM QUALITATIVA E OS MEIOS UTILIZADOS FORAM � PESQUISA BIBLIOGR�FICA, A ANÁLISE DOCUMENTAL E A PESQUISA-A��O. O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL E A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PROPORCIONARAM AOS ESTUDANTES ESTABELECER RELA��ES ENTRE O PRESENTE E O PASSADO EM SEUS V�RIOS ESPA�OS DE CONVIV�NCIA, POSSIBILITANDO-OS SE SENTIREM SUJEITOS HISTÓRICOS. ESSE OBJETIVO LEVOU TAMB�M O EDUCANDO A UMA ANÁLISE CR�TICA DE SUA REALIDADE, CUMPRINDO A FUN��O DE FORMAR UMA VIS�O CR�TICA E REFLEXIVA NO SUJEITO HISTÓRICO E A COMPREENS�O DA NECESSIDADE DE VALORIZA��O E PRESERVA��O DOS PATRIM�NIOS.