O PROFESSOR BILINGUE NA EDUCAÇO INFANTIL COM CRIANÇAS SURDAS
Resumo
O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A QUESTÃO DA CRIAN�A SURDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SENDO ACOMPANHADA POR UM PROFESSOR BIL�NGUE EM LIBRAS. PARA TANTO, INICIALMENTE, DEFINE-SE BILINGUISMO EM LIBRAS, SEGUIDAMENTE, IDENTIFICA-SE COMO OCORRE O PROCESSO DE AQUISI��O DA LIBRAS E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIAN�A SURDA E, FINALMENTE, EXPLICITA-SE COMO O PROFESSOR BIL�NGUE EM LIBRAS PODE AUXILIAR A CRIAN�A SURDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARA CONSOLIDAR ESTA PESQUISA, ADOTOU-SE A ABORDAGEM DA PESQUISA QUALITATIVA E A COLETA DE INFORMA��ES FORAM OBTIDAS POR MEIO DE INVESTIGA��O DE PESQUISAS BIBLIOGR�FICAS, MATERIAIS QUE REPORTAM CONTE�DO PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS. TAMB�M FOI ADOTADA A PESQUISA DOCUMENTAL PROPORCIONANDO AO ESTUDO UMA MELHOR FUNDAMENTA��O DOCUMENTAL E APRESENTA��O DE CONCEITOS. A PARTIR DO ESTUDO, DEPREENDE-SE A NECESSIDADE DE O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL ESTAR CAPACITADO PARA AUXILIAR A CRIAN�A SURDA NO PROCESSO DE AQUISI��O DA LIBRAS, COMO L1, BEM COMO NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM, RESPEITANDO SUAS ESPECIFICIDADES E AMPLIANDO SUAS POTENCIALIDADES.