OS BENEFÀCIOS DO BILINGUISMO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
ATUALMENTE HOUVE UM AUMENTO NA OFERTA E NA PROCURA POR ESCOLAS BIL�NGUES NO BRASIL. DIANTE DO CEN�RIO DE GLOBALIZA��O FAZ SE IMPORTANTE DISCUTIR AS IMPLICA��ES DO BILINGUISMO NO MEIO INFANTIL, ENTRE OS SEIS AOS DEZ ANOS DE IDADE. O OBJETIVO DESSE TRABALHO � COMPREENDER COMO A APRENDIZAGEM DE UMA SEGUNDA L�NGUA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PODE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIAN�A. ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALITATIVO QUE BUSCA TRAZER ALGUMAS REFLEX�ES SOBRE O PROCESSO DO BILINGUISMO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM A INTEN��O DE ANALISAR O CONCEITO DE BILINGUISMO NA VIS�O DE ALGUNS AUTORES, COMO OCORRE A APRENDIZAGEM DA SEGUNDA L�NGUA E OS BENEF�CIOS QUE ESSA APRENDIZAGEM PODE TRAZER PARA A VIDA DAS CRIAN�AS. PARA TANTO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGR�FICA PAUTADA EM ARTIGOS, LIVROS E ESTUDOS, IMPRESSOS E ON-LINE. A PARTIR DO ESTUDO DEPREENDE-SE QUE O BILINGUISMO PODE ASSUMIR SIGNIFICADOS DIVERSOS EM VARIADOS CONTEXTOS SOCIAIS E COM DIFERENTES N�VEIS DE PROFICI�NCIA, AL�M DE PODER TORNAR O C�REBRO MAIS ATIVO, COM POSSIBILIDADE DE AUMENTAR AS HABILIDADES DE COMUNICA��O E RELA��ES SOCIAIS ESTABELECIDAS ATRAV�S DE UM SEGUNDO IDIOMA.