O PROFISSIONAL DE LIBRAS E A MEDIAÇO NA SALA DE AULA
Resumo
ESTE TRABALHO TEM COMO TEM�TICA A ATUA��O DO PROFISSIONAL DE LIBRAS NA MEDIA��O COM ALUNO SURDO NA SALA DE AULA. O OBJETIVO GERAL FOI ANALISAR DE QUE MANEIRA O PROFISSIONAL DE LIBRAS PROMOVE A MEDIA��O NA SALA DE AULA, BUSCANDO DEFINIR COMO ACONTECE A MEDIA��O E AS RELA��ES NO PROCESSO DE INCLUS�O DA CRIAN�A SURDA, BEM COMO IDENTIFICAR O PAPEL DO INT�RPRETE DE LIBRAS EM SALA DE AULA QUANTO �S ESTRAT�GIAS DE MEDIA��O E ANALISAR A FORMA��O E A ATUA��O DO PROFISSIONAL DE LIBRAS EM SALA DE AULA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE CUNHO QUALITATIVO, POR MEIO DE AN�LISES BIBLIOGR�FICAS E PESQUISA DE CAMPO COM COLETA DE DADOS COM ENTREVISTA JUNTO A UMA PROFISSIONAL DA �REA DE LIBRAS QUE ATUA EM REPARTI��O EDUCACIONAL COMO TRADUTOR/INT�RPRETE. FICOU EVIDENTE QUE A MEDIA��O DA APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO SÓ ACONTECER� COM O PROFISSIONAL TRADUTOR/INT�RPRETE DE LIBRAS NA SALA DE AULA, TRANSPONDO CONTE�DOS E FAZENDO AS ADAPTA��ES DOS MATERIAIS EM LIBRAS, POIS O SURDO TEM SUA PRÓPRIA L�NGUA, A QUAL � COMPOSTA POR OUTROS ELEMENTOS COMO A BAGAGEM CULTURAL, SOCIAL E EMOCIONAL, OS QUAIS DEVEM SER CONSIDERADOS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DESTE ALUNO.