A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) ALIADA AO ENSINO DE CI�NCIAS NO 5° DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Palavras-chave:
Metodologias ativas de aprendizagem. Aprendizagem baseada em problemas. Base Nacional Comum Curricular. Ciências.Resumo
O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR SE A METODOLOGIA BASEADA NA RESOLU��O DE PROBLEMAS PODE AUXILIAR OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO 5�° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I NO ENSINO DE CI�NCIAS, BEM COMO ANALISAR AS CONTRIBUI��ES QUE O USO DESTA METODOLOGIA ATIVA PODE TRAZER AOS ESTUDANTES, NÃO APENAS NO AMBIENTE ESCOLAR, MAS EM OUTRAS ESFERAS DO COTIDIANO. COMO OBJETIVOS ESPEC�FICOS BUSCA COMPREENDER EM QUE CONSISTEM AS METODOLOGIAS ATIVAS, EM ESPECIAL A METODOLOGIA ATIVA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) E SUAS CARACTER�STICAS QUE, SE ALIADAS AO ENSINO DE CI�NCIAS, PODEM FACILITAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA EM QUESTÃO. PARA A REALIZA��O DESSE TRABALHO UTILIZAMOS A PESQUISA BIBLIOGR�FICA E UM QUESTION�RIO, QUE FORA RESPONDIDO POR TR�S PROFESSORAS FORMADAS EM PEDAGOGIA QUE ATUAM NAS REDES PÚBLICA E PRIVADA DO MUNIC�PIO DE ANÁPOLIS-GO. A PESQUISA BIBLIOGR�FICA, COM FUNDAMENTA��O TEÓRICA, FOI REALIZADA A PARTIR DE DIFERENTES FONTES VOLTADAS PARA A TEM�TICA E COM O QUESTION�RIO BUSCAMOS ENCONTRAR A DIVERSIDADE DE OPINI�ES DAS PROFISSIONAIS ACERCA DO TEMA. A PARTIR DO ESTUDO � POSS�VEL COMPREENDER A NECESSIDADE DE REFLEX�O SOBRE O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS APOIADAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR, DE FORMA QUE OS PROFISSIONAIS ENTENDAM A IMPORT�NCIA DE NOVAS PR�TICAS PEDAGÓGICAS PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS EFETIVA, COM DESTAQUE AO ENSINO DE CI�NCIAS QUE � UM COMPONENTE CURRICULAR COM MUITAS POSSIBILIDADES.