O MÉTODO FÀ”NICO E A NOVA POLÀTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇO
Palavras-chave:
Professores. Qualificação. Política Nacional de Alfabetização.Resumo
O PRESENTE TRABALHO VISA COMPREENDER COMO OS PROFESSORES EST�O SENDO ORIENTADOS PARA LIDAR COM O M�TODO F�NICO NO CONTEXTO DO MUNIC�PIO DE ANÁPOLIS. PARA TANTO, INICIALMENTE TRATA-SE DA PROPOSTA DE ALFABETIZA��O DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZA��O E O M�TODO F�NICO, VERIFICANDO SE H� ORIENTAÇÕES GOVERNAMENTAIS VOLTADAS PARA PROFESSORES SOBRE A NOVA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZA��O E FINALMENTE, A PESQUISA TAMB�M BUSCA COMPREENDER SOBRE COMO OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO MUNIC�PIO DE ANÁPOLIS AVALIAM A INSER��O DO M�TODO F�NICO DE ALFABETIZA��O. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O ESTUDO PAUTOU-SE EM UMA PESQUISA BIBLIOGR�FICA ENRIQUECIDA COM QUESTION�RIO APLICADO A 10 PROFESSORAS QUE ATUARAM NA ALFABETIZA��O EM ESCOLAS P�BLICAS DO MUNIC�PIO DE ANÁPOLIS NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2020. ASSIM SENDO, PERCEBEMOS QUE A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZA��O TRAZ UM PROJETO ENVOLVENTE E INTERESSANTE, E AO ANALISAR AS RESPOSTAS DAS DOCENTES PUDEMOS OBSERVAR QUE DEIXAM CLARA A RELEV�NCIA DO M�TODO F�NICO, APESAR DE NÃO SER O ÚNICO UTILIZADO. PORTANTO, COMPETE AO PROFESSOR DECIDIR QUAL METODOLOGIA SE APLICA MELHOR �S NECESSIDADES DOS EDUCANDOS, MAS PERCEBEMOS TAMB�M QUE O SISTEMA DE ENSINO CARECE DE MAIS FORMA��O PARA OS ALFABETIZADORES.