O COPISMO NA ALFABETIZAÇO

Autores

  • Amanda Silva
  • Maria Cecilia Martà­nez Amaro Freitas

Palavras-chave:

Copismo. Leitura. Escrita. Professor.

Resumo

O FATO DE SABER LER E ESCREVER NO PROCESSO DE ALFABETIZA��O NÃO SIGNIFICA, NECESSARIAMENTE, COMPREENS�O DO SIGNIFICADO DOS CÓDIGOS. ESSE PROCESSO, PARA ALGUNS, PODE SIMPLESMENTE APRESENTAR-SE DE FORMA MEC�NICA. NESSE SENTIDO, O PRESENTE ESTUDO, DE CUNHO BIBLIOGR�FICO, VISA ANALISAR PORQUE ALGUMAS CRIAN�AS SE TORNAM COPISTAS MESMO PASSANDO PELO PROCESSO DE ALFABETIZA��O. PARA TANTO, INICIALMENTE BUSCAMOS DEFINIR O COPISMO, EM SEGUIDA ANALISAMOS POR QUE AS CRIAN�AS COPISTAS NÃO CONSEGUEM APRENDER A LER E ATRIBUIR SIGNIFICADO AO QUE ESCREVEM E, FINALMENTE, DISCUTIMOS COMO DEVE SER CONDUZIDO O PROCESSO DE ALFABETIZA��O PARA NÃO GERAR ALUNOS COPISTAS. A PARTIR DA PESQUISA, CONCLU�MOS QUE � NECESS�RIO QUE SE DESENVOLVAM ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE A TEM�TICA PARA QUE O PROFESSOR POSSA COMPREENDER COM MAIOR CLAREZA COMO O ALUNO CHEGA AO COPISMO E TOMAR MEDIDAS DE INTERVEN��O PARA QUE ESTE SEJA AMENIZADO; O M�TODO F�NICO MOSTROU-SE COMO UMA FORMA MUITO RELEVANTE PARA EVITA-LO, SEM CONTUDO DESCONSIDERAR OS OUTROS M�TODOS DE ALFABETIZA��O, POIS A APLICABILIDADE DELES DEVE ATENDER �S ESPECIFICIDADES DO ALUNO.

Downloads

Publicado

2021-03-19