ORIENTAÇO EDUCACIONAL: AS RECONFIGURAÇÀ•ES DA PROFISSÃO DO PEDAGOGO
Palavras-chave:
Orientação Educacional. Funcionalidade. Trajetória. Reconhecimento.Resumo
A PRESENTE PESQUISA VISA RESSALTAR AS CONTRIBUI��ES DAS FUN��ES DO ORIENTADOR EDUCACIONAL E REFLETIR SOBRE A PR�TICA DESTA PROFISS�O ATUALMENTE, DESCREVENDO AS FUN��ES DESTE PROFISSIONAL; ATRAV�S DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL DESDE A REFORMA DE CAPANEMA AT� A INSTABILIDADE DA LEGISLA��O NA CONTEMPORANEIDADE, AINDA A HISTÓRIA DA FORMA��O NECESS�RIA PARA ATUAR COMO ORIENTADOR EDUCACIONAL. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI PESQUISA BIBLIOGR�FICAS, ANÁLISE DOCUMENTAL E A APLICA��O DE QUESTION�RIO, NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES NA CIDADE DE ANÁPOLIS- GO, BUSCANDO APRESENTAR AS FUN��ES DO ORIENTADOR EDUCACIONAL ATUALMENTE E PROPONDO DEMONSTRAR O QUANTO ESTE PROFISSIONAL AINDA � IMPORTANTE E CONTRIBUI POSITIVAMENTE NA VIDA DO EDUCANDO, AINDA COMO PARCEIRO DA EQUIPE ESCOLAR. NESSE SENTIDO, VIU-SE QUE SUAS DIVERSAS FUNCIONALIDADES EST�O PRESENTES AINDA COM AS NOVAS RECONFIGURA��ES DO PEDAGOGO. ASSIM PROP�E-SE ATRAV�S DESTA PESQUISA, DISCUTIR A NECESSIDADE DA PR�TICA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL ATUALMENTE, SENDO QUE A MESMA NÃO � COMPULSÓRIA NA LEGISLA��O VIGENTE, PORÉM PRESENTE NAS UNIDADES ESCOLARES. AS FUN��ES DO ORIENTADOR EDUCACIONAL SÃO ENCONTRADAS NA ATUA��O DOS COORDENADORES T�CNICO/DISCIPLINAR, DEFININDO A EXIST�NCIA DAS FUN��ES, PROFISSIONAIS ESTES COM A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA, MAS A MINORIA COM ESPECIALIZA��O NA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL.