CONTEXTUALIZANDO O ESPAÇO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA REALIDADE DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOSÉ Â€“ ANÁPOLIS - GO
Palavras-chave:
Planejamento. Aprendizagem. Espaço escolar.Resumo
O PRESENTE ESTUDO FAZ PARTE DAS ATIVIDADES FORMATIVAS DA DISCIPLINA DE PROJETOS E PR�TICAS DE A��O PEDAGÓGICA III DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIEVANG�LICA NA CIDADE DE ANÁPOLIS. A INVESTIGA��O ENVOLVE A QUESTÃO DA UTILIZA��O E MANUTEN��O DOS ESPA�OS F�SICOS DA ESCOLA, SENDO ESTE ASSUNTO RELEVANTE PARA COMPREENS�O DOS COMPONENTES QUE SÃO NECESS�RIOS PARA ARTICULA��O DOS ELEMENTOS QUE SE FAZEM PRESENTES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. CABE � ESCOLA PROPORCIONAR UM AMBIENTE ADEQUADO � APRENDIZAGEM, E � SOB ESTA PERSPECTIVA QUE FOI ABORDADA A COMPOSI��O DA ESTRUTURA F�SICA ENCONTRADA NA ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOS� LOCALIZADA NO BAIRRO SÃO JOS� EM ANÁPOLIS-GO. LEVANDO EM CONSIDERA��O AS PR�TICAS PROPOSTAS PELA EQUIPE PEDAGÓGICA E O CONTE�DO DO PROJETO POL�TICO PEDAGÓGICO, REFLETIMOS SE OS DADOS EST�O ALINHADOS AO AMBIENTE ESCOLAR OFERECIDO, E COMO TEM SIDO UTILIZADO ESTE ESPA�O PARA PROPORCIONAR UM EFETIVO APRENDIZADO, TENDO POR BASE OS PRINC�PIOS EXIGIDOS NAS PRINCIPAIS LEGISLA��ES E DOCUMENTOS QUE REGEM ESTA QUESTÃO. O INTUITO � REALIZAR UMA ANÁLISE REFLEXIVA DETALHADA, BASEADA EM UMA EXPERI�NCIA VIVENCIADA DENTRO DESSA UNIDADE DE ENSINO SOBRE A UTILIZA��O E CONSTRU��O DO ESPA�O F�SICO, LEVANDO EM CONSIDERA��O AS NECESSIDADES E ADEQUA��ES ESPERADAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES, ADMINISTRATIVO E COMUNIDADE ESCOLAR. ESTE ESTUDO FOI RELEVANTE POIS TROUXE-NOS A PERCEP��O DO QUE SIGNIFICA O ESPA�O ESCOLAR, COMO ELE DEVER SER CONSTITU�DO E UTILIZADO SOB A PERSPECTIVA ESTRUTURAL, SOCIAL E FORMATIVA.