EXPERI�NCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: O PROJETO PEDAGOGIA EM AÇO E A CONTRIBUIÇO PARA A FORMAÇO DOCENTE.

Autores

  • Pabline Aparecida Martins da Silva
  • Rayane Soares Rocha
  • Simone de Paula Rodrigues Moura

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Pedagogia em Ação. Educação Emocional. Aprendizagem

Resumo

O PRESENTE RELATO DE EXPERI�NCIA APRESENTA OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS AO LONGO DA TERCEIRA ATIVIDADE AVALIATIVA DA DISCIPLINA DE EST�GIO CURRICULAR II (ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIEVANG�LICA COM O PROJETO PEDAGOGIA EM A��O, O QUAL INTITULOU-SE: �€ŒOS PAIS FRENTE � EDUCAÇÃO EMOCIONAL DOS FILHOS�€. O OBJETIVO GERAL FOI ANALISAR A IMPORT�NCIA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE O PER�ODO DE ISOLAMENTO SOCIAL, VISLUMBRANDO A NECESSIDADE DE MAIOR ATEN��O E CUIDADO PARA COM O GERENCIAMENTO DAS EMO��ES INFANTIS AO LONGO DO PER�ODO DE PANDEMIA. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A CONCRETIZA��O DO PROJETO VOLTOU-SE PARA A PESQUISA DE CAMPO POR MEIO DA OBSERVA��O PARTICIPATIVA; ANÁLISE DOCUMENTAL; PESQUISA BIBLIOGR�FICA E DO RELATO DAS OBSERVA��ES E EXPERI�NCIAS VIVIDAS PELOS MEIOS TECNOLÓGICOS E DIGITAIS, EM FORMA DE RELATÓRIO DESCRITIVO ANAL�TICO/CR�TICO, CONCRETIZADO POR MEIO DA REDE SOCIAL - INSTAGRAM. PORTANTO, FOI POSS�VEL DEPREENDER DESSE TRABALHO, A NECESSIDADE DE CONHECER E IDENTIFICAR AS EMO��ES DE CADA CRIAN�A, JUNTAMENTE COM A PARTICIPA��O DOS PAIS E FAMILIARES, QUE DEVEM ESTAR DISPOSTOS A SE CONHECEREM E ASSIM AUXILIAR SEUS FILHOS A PROGREDIREM, VISTO QUE PARA O SUCESSO DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM EMOCIONAL, A FAMÍLIA E A ESCOLA DEVEM ESTAR INTEGRADAS NO PROCESSO. EDUCAR PARA PROTEGER E GERENCIAR A EMO��O POTENCIALIZA E APROFUNDA O APRENDIZADO INTELECTUAL E SOCIOEMOCIONAL, REDUZINDO A VULNERABILIDADE DOS FILHOS E ESTUDANTES. LOGO, A CONCRETIZA��O DESSE PROJETO PERMITIU NOVOS OLHARES, UMA POSTURA ATIVA E REFLEXIVA QUE AJUDOU A RESSIGNIFICAR A VIS�O DAS PR�TICAS PEDAGÓGICAS DOS OS FUTUROS DOCENTES.

Downloads

Publicado

2021-03-19