REPENSANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL.

Autores

  • Pabline Aparecida Martins da Silva
  • Rayane Soares Rocha
  • Melyssa Barbosa Vilar Dias

Resumo

O PRESENTE RELATO DE EXPERI�NCIA TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO ABORDAR AS REFLEX�ES ACERCA DO DESAFIO DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO COMPONENTE CURRICULAR MATEM�TICA NOS ANOS INICIAIS, RESULTADO DO SEMINÁRIO �€ŒTECENDO ARTE�€, DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS E M�TODOS DO ENSINO DE MATEM�TICA II DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIEVANG�LICA, VISTO QUE PERANTE A PANDEMIA DO CORONAV�RUS, FEZ-SE, NECESS�RIO INOVAR AS PR�TICAS E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA CONCRETIZAR ESSE ESTUDO FOI BASEADA NAS EXPERI�NCIAS VIVIDAS E OBSERVADAS DURANTE O SEMINÁRIO, POR MEIO DE REVISÃO BIBLIOGR�FICA, TENDO COMO BASE AUTORES QUE DESCREVEM SOBRE O ASSUNTO EM QUESTÃO. INICIALMENTE REALIZARAM-SE, AS OBSERVA��ES NO SEMINÁRIO E SUAS CONTRIBUI��ES PARA O FUTURO DOCENTE, EM SEGUIDA TAIS OBSERVA��ES E VIV�NCIAS SE INTER-RELACIONARAM A CONCEITOS CIENT�FICOS QUE PROPICIARAM MAIOR SISTEMATIZA��O DO CONHECIMENTO. LOGO, FOI POSS�VEL DEPREENDER DESSE TRABALHO, A NECESSIDADE DE DESMISTIFICAR O MODO DE ENSINAR MATEM�TICA, QUE DURANTE MUITO TEMPO FOI CONSIDERADA COMO CI�NCIA EXATA E ABSTRATA, POR OUTRA VERTENTE FICA EXPLICITADA A NECESSIDADE DE MUDAR O CONCEITO DE ESTUDAR E ENSINAR A ARTE. ANALISA-SE, PORTANTO, QUE O RELATO AMPLIOU O OLHAR SOBRE O ESTUDO DE ESTRAT�GIAS DE ENSINO DE MATEM�TICA, O QUAL DEVE SER CONTEXTUALIZADO E ACONTECER DE FORMA INTERDISCIPLINAR, DIN�MICA E L�DICA. PORTANTO, ESSA INVESTIGA��O PERMITIU UMA GAMA DE INFORMA��ES SOBRE COMO A MATEM�TICA � ENSINADA NAS ESCOLAS DE TODO O BRASIL E COMO ESSA FORMA DE ENSINAR PERMITE OU NÃO UM APRENDIZADO QUE BUSCA AGU�AR NOS ESTUDANTES A CRITICIDADE, A INVESTIGA��O E AS QUEST�ES DO SEU CONTEXTO SOCIAL.

PALAVRAS-CHAVE: MATEM�TICA. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. INTERDISCIPLINARIDADE.

Downloads

Publicado

2021-03-19