AS INFLU�NCIAS DE PROJETOS DE LEITURA E CONTAÇO DE HISTÓRIAS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Thalita Tamara Pereira de Oliveira
  • Maria Cecilia Martà­nez Amaro Freitas

Resumo

CONSIDERA-SE A LEITURA E A CONTA��O DE HISTÓRIAS FORTES ELEMENTOS QUE PODEM CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE COM O DESENVOLVIMENTO DO UNIVERSO INFANTIL. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, O PRESENTE ESTUDO ANALISA AS INFLU�NCIAS DE UM PROJETO DE INCENTIVO � LEITURA E CONTA��O DE HISTÓRIAS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIAN�AS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA TANTO, INICIALMENTE ABORDA-SE A NECESSIDADE DE PROJETOS DE LEITURA E CONTA��O DE HISTÓRIA NA FORMA��O ESCOLAR DA CRIAN�A, LOGO SE EXPLICA O FUNCIONAMENTO DE PROJETOS QUE O MUNIC�PIO DE ANÁPOLIS UTILIZA PARA O INCENTIVO � LEITURA E CONTA��O DE HISTÓRIAS E, FINALMENTE, OBSERVA-SE O IMPACTO QUE O PROJETO LER POR PRAZER OCASIONA NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS PARTICIPANTES. O ESTUDO QUALITATIVO FOI REALIZADO ATRAV�S DE PESQUISA BIBLIOGR�FICA SEGUIDA DE COLETA DE DADOS A PARTIR DE QUESTION�RIOS COM NOVE PROFESSORES DO MUNIC�PIO A PESQUISA PERMITE COMPREENDER QUE OS PROJETOS DE LEITURA PRECISAM INTEGRAR O COTIDIANO ESCOLAR; VISTO QUE, QUANDO BEM ELABORADOS E APLICADOS, COMO � O CASO DO PROJETO MUNICIPAL LER POR PRAZER, CONTRIBUEM PARA UMA MUDAN�A DE POSTURA, NÃO APENAS DIANTE DA RELAÇÃO COM A LEITURA, MAS TAMB�M NA INTRA E INTERRELA��ES DAS CRIAN�AS.

Downloads

Publicado

2020-11-15