O ENSINO DA EDUCAÇO MATEMÁTICA NA EDUCAÇO INFANTIL

Autores

  • Suzane de Sousa Moura Lemos
  • Maria Cecilia Martà­nez Amaro Freitas

Resumo

O ENSINO DA MATEM�TICA REPRESENTA UM DESAFIO CONSTANTE PARA EDUCADORES INDEPENDENTE DA FAIXA ET�RIA QUE ELE ALCANCE, VISTO A AMPLITUDE QUE SUA APRENDIZAGEM POSSUI NA VIDA AFORA DO INDIV�DUO. NESSE SENTIDO, A PRESENTE PESQUISA ANALISA A IMPORT�NCIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO MATEM�TICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARA TANTO, INICIALMENTE CONCEITUA-SE A EDUCAÇÃO MATEM�TICA, LOGO DISCORRE-SE SOBRE AS DIFEREN�AS ENTRE A EDUCAÇÃO MATEM�TICA E O ENSINO TRADICIONAL MATEM�TICO E, FINALMENTE, ANALISA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO MATEM�TICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA BIBLIOGR�FICA QUE SE DEU PELO LEVANTAMENTO DE OBRAS PUBLICADAS COMPAT�VEIS COM OS OBJETIVOS PROPOSTOS. O ESTUDO PERMITE PERCEBER QUE MUITOS AUTORES J� V�M CONSTRUINDO E DISCUTINDO A IDEIA DE MUDAN�A DE PARADIGMA NA FORMA DE ENSINAR ESTA DISCIPLINA TÃO ÓBVIA NO NOSSO COTIDIANO. DESSA FORMA, A EDUCAÇÃO MATEM�TICA PODE SER CONSIDERADA UMA CONDIÇÃO PARA A FORMA��O DO SER HUMANO BASEADA NOS PRINC�PIOS DA CIDADANIA, OPORTUNIDADE DE LEITURA DE MUNDO NECESS�RIA PARA O COTIDIANO, EXPERI�NCIAS BEN�FICAS ADQUIRIDAS PARA A PROMO��O DE APRENDIZADO. PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, O DIA A DIA RECHEADO DE SITUA��ES QUE CONTEMPLEM O ENSINO DA MATEM�TICA PELAS A��ES, SÃO FAVOR�VEIS AO DESENVOLVIMENTO DA CRIAN�A E SUA CONSTRU��O DE CONHECIMENTO, BEM COMO PERCEBER SUA ATUA��O COM O MEIO E COMPREENDER A FINALIDADE E USUALIDADE DE DETERMINADOS CONCEITOS.

Downloads

Publicado

2020-11-15