OS DESAFIOS DO GESTOR ANTE A EDUCAÇO INCLUSIVA

Autores

  • Mariana Estefany de Jesus Nascimento
  • Maria Cecilia Martà­nez Amaro Freitas

Resumo

O ARTIGO APRESENTADO A SEGUIR TRATA ACERCA DOS DESAFIOS QUE A GESTÃO ESCOLAR ENFRENTA FRENTE � EDUCAÇÃO INCLUSIVA. O CONTEXTO ENFATIZA A INCLUS�O EDUCACIONAL E A IMPORT�NCIA DA ESCOLA E SUA GESTÃO NO PROCESSO DA EDUCAÇÃO PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA BUSCA DE UMA MELHOR ADAPTA��O SOCIAL. O OBJETIVO GERAL DESSE ESTUDO FOI ANALISAR O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR, EM RELAÇÃO � INCLUS�O DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (NEE). AL�M DISSO, OS OBJETIVOS ESPEC�FICOS FORAM EXPLICAR O CONCEITO DE INCLUS�O ESCOLAR; REFLETIR AS ATRIBUI��ES DO GESTOR ESCOLAR FRENTE A ESSA REALIDADE E COMPREENDER OS DESAFIOS QUE SÃO ENFRENTADOS POR ELE EM RELAÇÃO A INCLUS�O DE CRIAN�AS COM NEE. A METODOLOGIA APLICADA NESTE ARTIGO CONSTITUIU-SE DE REVISÃO BIBLIOGR�FICA, NA QUAL TRATOU-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA, UTILIZANDO-SE DA T�CNICA BIBLIOGR�FICA. DESSA FORMA, CONCLUI-SE QUE DE ACORDO COM ESTUDOS REALIZADOS, FICOU CLARO QUE AS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS PODEM E TEM O DIREITO DE ESTUDAR EM UMA ESCOLA DE ENSINO REGULAR, BEM COMO EXERCER SUA FUN��O DE CIDAD�O. COM RELAÇÃO AO AMBIENTE E AO GESTOR ESCOLAR, � EVIDENTE QUE ESTES ESTEJAM CIENTES DE SUAS FUN��ES FRENTE AOS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, VISANDO MELHORAR ESTRUTURAS F�SICAS E PEDAGÓGICAS DE ACORDO COM AS ESPECIFICIDADES APONTADAS PARA AS REALIDADES DO CONTEXTO INCLUSIVO.

Downloads

Publicado

2020-11-15