ALFABETIZANDO ATRAVÉS DO MÉTODO FÀ”NICO

Autores

  • Gabriella Tocchio dos Santos
  • Maria Cecilia Martà­nez Amaro Freitas

Resumo

O PRESENTE TRABALHO ANALISA A METODOLOGIA DE ALFABETIZA��O ATRAV�S DO M�TODO F�NICO. PARA TANTO, INICIALMENTE TRATA-SE DOS M�TODOS DE ALFABETIZA��O, LOGO EVIDENCIA-SE O M�TODO F�NICO DE ALFABETIZA��O E SUA APLICA��O E FINALMENTE, VERIFICAM-SE AS POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES QUE O M�TODO F�NICO APRESENTA. O M�TODO F�NICO VEM SENDO APRESENTADO PELOS SEUS DEFENSORES COMO A SOLU��O PARA ELIMINAR DO BRASIL A DIFICULDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA, CORRIGINDO OS PROBLEMAS NA ALFABETIZA��O. COMPREENDEMOS QUE A ALFABETIZA��O NÃO SE RESTRINGE � APLICA��O DE UM ÚNICO M�TODO, COMO GARANTIA DE APRENDIZAGEM, NEM COMO FASE INICIAL DE ESCOLARIZA��O. PORTANTO, TODA FORMA DE ENCAMINHAR O TRABALHO PEDAGÓGICO PARA ALFABETIZA��O ASSOCIA-SE � UMA CONCEP��O DE LINGUAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA BIBLIOGR�FICA E APLICA��O DE QUESTION�RIO, ESTA PESQUISA IR� APRESENTAR ELEMENTOS QUE POSSIBILITEM IDENTIFICAR QUAL A CONCEP��O DE LINGUAGEM QUE EMBASA A ORIENTAÇÃO DO M�TODO F�NICO PARA A ALFABETIZA��O.  A PARTIR DA�, DISCUTIU-SE COMO AS RELA��ES ENTRE PR�TICA PEDAGÓGICA, METODOLÓGICA E CONCEP��O DE LINGUAGEM, CONDICIONAM AS RELA��ES SOCIAIS ESTABELECIDAS NA ESCOLA, NOS PROCESSOS DE ENSINOS E DE APRENDIZAGEM. O ESTUDO DESTACOU A EFIC�CIA DO M�TODO E SUA IMPLEMENTA��O, OU SEJA, COMO FAZER USO DESSE M�TODO EM SALA DE AULA, APRESENTANDO-SE COMO MAIS UMA PROPOSTA SIGNIFICATIVA PARA O TRABALHO DO PROFESSOR.

Downloads

Publicado

2020-11-15