EXPERI�NCIA DO ESTÁGIO EM GESTÃO: O PAPEL DO GESTOR FRENTE À€ EDUCAÇO INCLUSIVA E A CONTRIBUIÇO PARA A FORMAÇO DOCENTE.
Resumo
O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERI�NCIA DO EST�GIO V EM GESTÃO EDUCACIONAL COMO COMPONENTE CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIEVANG�LICA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS-GO. O OBJETIVO GERAL DESTE EST�GIO � CONSTRUIR UM SABER E UMA PR�TICA SIGNIFICATIVA EM RELAÇÃO AO TRABALHO DA GESTÃO EDUCACIONAL, EM ESPECIAL, FRENTE AO PROCESSO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EFETIVA��O DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESPA�O ESCOLAR, VIABILIZANDO UMA ATUA��O CR�TICA, COMPETENTE E TRANSFORMADORA EM TODAS AS INST�NCIAS DE ATUA��O DA GESTÃO NO AMBIENTE ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCR�TICA. CONSIDERANDO A COMPLEXIDADE E AS V�RIAS NUANCES DOS TEMAS GESTÃO DEMOCR�TICA E DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA/ESPECIAL, FOI NECESS�RIO ESTABELECERMOS ALGUNS OBJETIVOS ESPEC�FICOS QUE SE TORNARAM TAMB�M OS SUBITENS DESTE TRABALHO. A METODOLOGIA DA PESQUISA QUALITATIVA POR MEIO DA OBSERVA��O EM CAMPO ALIADA � PESQUISA BIBLIOGR�FICA E DOCUMENTAL, PROPORCIONOU COMPREENDERMOS QUE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DIZ RESPEITO AO PROCESSO DE EDUCAR COM QUALIDADE E EQUIDADE SOCIALMENTE RECONHECIDAS DOS SUJEITOS QUE, EM DETERMINADA �POCA HISTÓRICA, TIVERAM POR ALGUM MOTIVO, O SEU DIREITO � EDUCAÇÃO NEGADO, SENDO HOJE, A EDUCAÇÃO ESPECIAL UMA MODALIDADE EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA GARANTIDA POR LEI. NESTE SENTIDO, A GESTÃO ESCOLAR TEM PAPEL FUNDAMENTAL NA LIDERAN�A QUE VISA CONSTRUIR UMA ESCOLA INCLUSIVA COM A PARTICIPA��O EFETIVA DE TODOS OS SEGMENTOS DA ESCOLA.