A INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA OBSERVAÇO A PARTIR DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Amanda Cristina Klein
  • Cláudia Regina Major
  • Flaviana Moreira Silva Carvalho
  • Priscilla Raianny Leão e Souza
  • Graziela Vanessa Parreira

Resumo

ESTE RESUMO TRATA-SE DE EXPERI�NCIAS OBTIDAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, O QUAL ESTÁ INTEGRADO AO EST�GIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS- UNIEVANG�LICA. A OPORTUNIDADE DE CONTATO COM A PR�TICA VIVENCIADA NO AMBIENTE ESCOLAR, PROPORCIONA GRANDES AVAN�OS PARA A FORMA��O DOCENTE. VISTO QUE ESTAR IMERSO NUM AMBIENTE TÃO RICO DE EXPERI�NCIAS, SABENDO QUE ESTE � O FUTURO LOCAL DE TRABALHO, TRAZ O DESEJO DA BUSCA PELO CONHECIMENTO NA �REA. NO CONTEXTO, QUE SE MOSTROU PREOCUPANTE, A INDISCIPLINA DOS ALUNOS EM SALA DE AULA, � EVIDENCIADA COMO FATOR INFLUENCIADOR NO BAIXO RENDIMENTO DOS ALUNOS; J� QUE A FALTA DE DISCIPLINA ATRAPALHA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE TODOS, TENDO EM VISTA QUE: BAIXA AUTOESTIMA; FALTA DE AFETIVIDADE; AULAS MONÓTONAS, SÃO FATORES QUE PODEM SER GERADORES DE TAL COMPORTAMENTO. AO LONGO DO PROGRAMA, FORAM DESENVOLVIDAS DIVERSAS A��ES NORTEADAS PELAS DEZ COMPET�NCIAS GERAIS REGULAMENTADAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, VISANDO ELEVAR A AUTOESTIMA DOS ALUNOS, TRABALHANDO MOMENTOS DE COOPERA��O, BUSCANDO E BOM RELACIONAMENTO ENTRE ELES. OBSERVOU-SE IMPORTANTES AVAN�OS NA CONVIV�NCIA, TRAZENDO UMA NOVA PERFORMANCE PARA AS AULAS. ESSA APROXIMA��O VIVENCIADA NAS ATIVIDADES, FEZ COM QUE SENTIMENTOS AFETIVOS FOSSEM DESENVOLVIDOS, REFOR�ANDO O V�NCULO, TANTO ENTRE OS ALUNOS, COMO NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, O QUE FEZ DIFEREN�A NA MUDAN�A DO COMPORTAMENTO. O PROGRAMA OPORTUNIZOU A CONVIV�NCIA DOS RESIDENTES COM A SITUA��O PROBLEMA, E ESTES PUDERAM CONTRIBUIR COLOCANDO EM PR�TICA OS ESTUDOS QUE AT� ENT�O SÓ ERAM VISTOS DE FORMA TEÓRICA NO AMBIENTE ACAD�MICO.

Downloads

Publicado

2020-10-26