RELATO DE ESTÁGIO A PARTIR DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: OS DESAFIOS DA EDUCAÇO NOS ANOS INICIAIS
Resumo
O PRESENTE ARTIGO RELATA O TRABALHO DESENVOLVIDO PELOS ACAD�MICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIEVANG�LICA, NA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL GON�ALVES DA CRUZ, LOCALIZADA NA CIDADE DE ANÁPOLIS, SENDO ESTE, PALCO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INTERVEN��O DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA CAPES. TAL PROJETO TEVE COMO OBJETIVO AUXILIAR ALUNOS DO 1�º AO 5�º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE APRESENTAVAM DIFICULDADE DE APRENDIZADO NOS MAIS DIFERENTES ASPECTOS. IMPLANTADO EM AGOSTO DE 2018, CONSTITUIU-SE PRIMEIRAMENTE PELA ETAPA DE OBSERVA��O INICIAL QUE NORTEOU E DELIMITOU AS PRINCIPAIS NECESSIDADES DOS ALUNOS ALI PRESENTES, SENDO ESTAS ESSENCIALMENTE NAS DISCIPLINAS DE PORTUGU�S E MATEM�TICA. APÓS ESTA OBSERVA��O INICIAL, ESTUDARAM-SE AS DEZ COMPET�NCIAS DA BNCC PARA FUNDAMENTAR AS ATIVIDADES, PLANOS DE AULA E ENSINO, E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DENTRO DA ESCOLA, INTEGRANDO-AS COM A MATRIZ CURRICULAR PERTINENTE AO MUNIC�PIO E CONTE�DOS PROGRAM�TICOS. COM O AUX�LIO DAS PROFESSORAS REGENTES, PRECEPTORES E ORIENTADORAS DO PROJETO, FOI POSS�VEL PERCEBER QUE ESTE PROP�S E INSERIU MELHORIAS PARA ESCOLA E PRINCIPALMENTE PARA OS ALUNOS QUE TINHAM MAIOR DIFICULDADE NO APRENDIZADO, UMA VEZ QUE O PRINCIPAL OBJETIVO ERA ATENDER ESSES ALUNOS, MINISTRANDO AULAS QUE ERAM REGIDAS EM FORMA DE REFOR�O, SEM DEIXAR AS CRIAN�AS QUE POSSU�AM DIFICULDADES DE APRENDIZADO DESAMPARADAS DURANTE TAIS AULAS. PORTANDO, SE FEZ NECESS�RIO OBSERVAR CONTE�DOS J� TRABALHADOS PELO PROFESSOR E AJUD�-LOS COM ATIVIDADES INDIVIDUAIS JUNTO AOS ALUNOS, PROMOVENDO TAMB�M ATIVIDADES DIVERSAS PARA OS QUE NÃO NECESSITAVAM DE REFOR�O. OS RESULTADOS DESSE TRABALHO CONCLU�RAM MELHORIA SIGNIFICATIVA PARA O APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS ENVOLVIDOS E CONSEQUENTEMENTE MELHORIAS EM TODA ESCOLA.