PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: APRIMORANDO CONHECIMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS NA FORMAÇO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Fernanda da Cunha Maciel
  • Marcela Martins Leonis
  • Pâmela da Silva Souza
  • Cláudia Regina Major
  • Graziela Vanessa Parreira

Resumo

ESTE TEXTO RELATA OS CONHECIMENTOS E AS EXPERI�NCIAS ADQUIRIDAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I COM OS ALUNOS DO 1�° AO 5�° ANO DA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL GON�ALVES DA CRUZ NO MUNIC�PIO DE ANÁPOLIS GO, TENDO COMO PRIORIDADE NESTE PROJETO, A APLICABILIDADE DESTAS ATIVIDADES INTEGRADAS COM AS A��ES DAS DEZ COMPET�NCIAS GERAIS PROPOSTAS PELA BASE NACIONAL CURRICULAR (BRASIL 2018). OUTROSSIM, O TRABALHO FOI REALIZADO EM CONFORMIDADE COM O PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA POR MEIO DE OBSERVA��ES REALIZADAS EM TURMAS DE 1�º AO 5�º DO ENSINO FUNDAMENTAL I NA ESCOLA MANOEL GON�ALVES DA CRUZ LOCALIZADA NA CIDADE DE ANÁPOLIS GO. A ORGANIZAÇÃO DO PROJETO OCORREU EM TR�S ETAPAS, A 1ª FOI DE AMBIENTA��O, REALIZADA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018 E TEVE COMO OBJETIVO CONHECER A REALIDADE DA ESCOLA PARA A CONSTRU��O DO PROJETO DE INTERVEN��O. AS 2ª E 3ª ETAPAS FORAM REALIZADAS NO ANO DE 2019 QUE CONSISTIU NA EXECU��O DO PROJETO DE INTERVEN��O POR MEIO DE OBSERVA��ES E REG�NCIAS. NO PER�ODO DE OBSERVA��O E REG�NCIA NOTOU-SE A IMPORT�NCIA DO EST�GIO SUPERVISIONADO E DO ATUAL PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CRIADO RECENTEMENTE PARA A COMPLEMENTA��O NO CURR�CULO NO CURSO DE PEDAGOGIA APRIMORANDO E REFOR�ANDO OS CONHECIMENTOS PR�TICOS E TEÓRICOS NA FORMA��O DO ACAD�MICO, ETAPA IMPORTANTE PARA ATUA��O FUTURA COMO PROFESSOR. VALE FRISAR QUE, A PR�TICA DURANTE O PROGRAMA RESULTOU DE FORMA POSITIVA NAS EXPERI�NCIAS ADQUIRIDAS. EXPERIMENTANDO SITUA��ES, ADQUIRINDO HABILIDADES, PROPORCIONANDO EMO��ES E SENTIMENTOS, ESTABELECENDO V�NCULOS COM OS ALUNOS E FUNCION�RIOS DA INSTITUI��O.

Publicado

2020-10-26