A ATUAÇO DO FUTURO PROFESSOR PÓS-RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
ESTE ARTIGO APRESENTA A IMPORT�NCIA DE INSERIR O ACAD�MICO DE PEDAGOGIA NO AMBIENTE ESCOLAR, DE FORMA QUE AS EXPERI�NCIAS PROPICIEM UMA FORMA��O EFICAZ. A ATUA��O DO PROFESSOR EM FORMA��O DENTRO DA ESCOLA POSSIBILITA CRIAR UMA IDENTIDADE PROFISSIONAL MESMO ANTES DA CONCLUS�O E CAPACIT�-LO PARA ASSUMIR SEU PAPEL COM �XITO EM SALA DE AULA. O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA OFERECE CONDI��ES PARA QUE O ACAD�MICO VIVENCIE ESSA PR�TICA RELACIONANDO PLANOS DE AULA COM AS COMPET�NCIAS ESTABELECIDAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC. O OBJETIVO GERAL DESSE ESTUDO � RELACIONAR A ASSOCIAÇÃO QUE EXISTE ENTRE A TEORIA E A PR�TICA VIVIDA DENTRO DAS ESCOLAS, DE FORMA QUE O ACAD�MICO CONSIDERE OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, LEVANDO-O A REFLETIR SOBRE SUAS A��ES. PARA TANTO, OS ESPEC�FICOS SÃO APRESENTAR A FUN��O DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE, SEU PAPEL EM SALA DE AULA E A FORMA��O CONTINUADA, QUE TEM IMPORT�NCIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO E SUCESSO DO DOCENTE. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI POR MEIO DE OBSERVA��O EM SALAS DE AULA E ESTUDOS TEÓRICOS BASEADOS EM RELA��ES ENTRE TEORIA E PR�TICA, E A FORMA��O DE PROFESSORES. OS RESULTADOS ALCAN�ADOS SÃO SATISFATÓRIOS EM TORNO DO DESENVOLVIMENTO DO FUTURO PROFESSOR DENTRO DA SALA DE AULA, POIS O CONV�VIO COM A REALIDADE DENTRO DA ESCOLA, DEVE CONSIDERAR OS DIVERSOS CONTEXTOS NA ATUALIDADE. A FORMA��O DO ACAD�MICO REQUER EXPERI�NCIA E APROXIMA��O NO CAMPO DE ATUA��O, NA PERSPECTIVA DE ASSOCIAR ESTUDOS TEÓRICOS QUE EMBASAM SUAS A��ES COM OPORTUNIDADES EM SALAS DE AULAS VARIADAS, VIABILIZANDO A JUN��O DA TEORIA E PR�TICA. � DESTACADA A NECESSIDADE DA FORMA��O CONTINUADA PARA QUE O PROFISSIONAL CORRESPONDA DE ACORDO COM AS DEMANDAS DA SOCIEDADE. O PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA OPORTUNIZA AO ACAD�MICO SITUA��ES DE REFLEX�ES CR�TICAS NO CAMPO DE TRABALHO E SUA ATUA��O NA ESCOLA MODERNA, COM EXPERI�NCIAS SIGNIFICATIVAS, INTERLIGANDO CONCEITOS ADQUIRIDOS NA INSTITUI��O DE ENSINO SUPERIOR COM A REALIDADE DENTRO DA SALA DE AULA.